BOLETIM INFORMATIVO COMEX Volume 1 | Page 15

Professor Carlos – Isso aí ó! Toca o coração deles, quando eles estão ali vendo e conversando com as pessoas. Muitos deles são filhos de Produtores Rurais. Tipo Mariana, estava participando... Mariana ela mora ali acho que é xique-xique que ele chamam... Ela é moradora de assentamento, é aluna do curso de agronomia e estava ajudando a gente no projeto Mandala no Ivan Souto. Então até ali na conversa... “A eu sou filha de...”, “você é filha de...”, “você tá morando em xique-xique...” “a legal...” Então vendo que existe a possibilidade de algumas pessoas, vamos dizer assim né, da comunidade, estudar na universidade e formar em engenheiro agrônomo, engenheiro de pesca, zootecnista, administrador e por aí vai. "Então a gente está mostrando para eles também que é possível! Que aqui não é mais aquela instituição elitista que só entrava às pessoas que tinham condição de ter estudado". Apesar de que não foi a minha condição não. Eu sempre estudei em escola pública, fui com 250 reais para Viçosa estudar! Só! Mais nada! Aí eu arrumei emprego, morei no alojamento, trabalhei no RU (Restaurante Universitário) e dei meus pulos e consegui formar também. Se não fosse essa parte de... Assistencial que as Universidades tem eu não teria condições de estudar. Passei fome quando era pequeno, passei frio, meus pais são divorciados, aquela história que quando a gente vai conversar com o pessoal aí a gente vê que todos eles tiveram né dificuldade para conseguir fazer alguma coisa na vida. E que a gente vê que eles tem também, dá para superar. Não é isso!?

Equipe COMEX – Professor muito obrigado!

Professor Carlos – Sou eu que agradeço mais uma vez.

Por exemplo, a Comissão de Extensão mesmo, numa reunião do pleno de agronomia, pediu a nossa colaboração para a gente ajudá-los a pedir um carro para extensão. "Hoje na Instituição nós temos carros para pesquisa. Mas nós não temos carro para atividade de extensão"! O que é um grave erro né?! Já que você entende que a extensão é importante e é importante! Eu hoje prefiro extensão, porque você está lá conversando com as pessoas que precisam. Como eu lhe disse, as vezes você não precisa de uma coisa sofisticada, você precisa de uma coisa simples e você vai estar ajudando a melhorar a vida de milhares de pessoas que são as pessoas do campo que normalmente são desassistidas.

Equipe COMEX – É nessa estimativa nossa, são mais de 60 mil pessoas assistidas ao longo desses dez anos.

Professor Carlos – Pelos nossos projetos de extensão?

Equipe COMEX – Pelos nossos projetos de extensão ao longo do semiárido pernambucano e toda região. E mais de mil alunos bolsistas.

COMEX ENTREVISTA

Vol. 1 – Agosto de 2017

CONHEÇA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO PROFESSOR CARLOS CLICANDO AQUI!!

Professor Carlos Teixeira em seu ambiente de trabalho na Unidade Acadêmica de Serra Talhada

15