BOLETIM INFORMATIVO COMEX Volume 1 | Page 11

Fizemos um também, recente, de produção em sistema mandala no Assentamento Ivan Souto. As pessoas quando a gente chegou lá não tinham nem energia elétrica na época. "Eles estavam vivendo em dez pessoas numa casa, com 80 Litros de água por semana". Que eles pegavam no IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco). Então a gente vê que eram pessoas carentes, e que... A gente poderia fazer alguma coisa para ajudar. A grande maioria deles vivem com o que alguns chamam, na minha opinião de forma muito equivocada de Bolsa Esmola!! Porque a maioria das pessoas que moram no Ivan Souto, essa é a única fonte de recursos que eles têm. "Se não tivesse, por exemplo, um bolsa família da vida aí, eles estavam passando fome lá"! Então é... Eu ouvi isso esses dias no rádio. Pessoal falando da bolsa esmola que o PT (Partido dos Trabalhadores) deu. Eu discordo totalmente. Isso é muito importante para muitas famílias. Aí nós pegamos e fizemos esse projeto com eles, na possibilidade de ajudá-los a produzir alimentos, mas infelizmente não choveu o suficiente pra gente poder fazer o projeto com eles. Mas, nesse meio tempo, eles ganharam uma cisterna de 16 mil litros e outra de 54 mil litros do CECOR (Centro de Educação Comunitária Rural) parceiro do projeto.

Professor Carlos em atividade de campo no Assentamento Ivan Souto em Serra Talhada - PE em parceria com o CECOR. (Fonte: Kátia Gonçalves)

Fonte

Uma das normas de utilização das áreas do INCRA, é que não pode utilizar agrotóxico. Mas o pessoal utiliza. "Utiliza o agrotóxico, não tem a noção que o produto que ele está usando pode ser EXTREMAMENTE TÓXICO, não utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e EPI as vezes nem sabe o que é isso". E está se contaminando. Então a gente via que os agricultores, ainda continuam até hoje, se contaminando, contaminando a água, contaminando o solo, contaminando os alimentos...

Equipe COMEX – a família...

Professor Carlos – contaminando toda família. E com isso desenvolvendo vários tipos de doenças. Vários tipos de... De prejuízos a saúde que eles não estão percebendo de uma forma direta. Então esse curso que a gente também já deu foi para conscientizar as pessoas que se quiser trabalhar com agrotóxico, mesmo a gente não recomendando, porque dá para produzir sem, que utilize os equipamentos obrigatórios. E que também cumpra todas as exigências da Lei: vai ter que ter um receituário agronômico, transporte correto, lugar próprio para guardar esse agrotóxico, vai ter que usar o EPI, orientação adequada de como usar, destino correto da embalagem depois da tríplice lavagem para você entregar essa embalagem vazia. Se não fizer isso então não usa. Então para começar a ajudar a resolver essa questão do agrotóxico nós fizemos esse curso.

Vol. 1 – Agosto de 2017

COMEX ENTREVISTA

11