BlueAuto#2 Blueauto_02_julho-agosto2017 | Page 58

condução autónoma

condução autónoma

Novo Audi A8 o primeiro carro com‘ piloto automático’

Tal como previsto, a Audi revelou no último mês as primeiras informações oficiais sobre a nova geração do A8, que estará à venda no mercado europeu a partir do final do ano, de novembro a dezembro. Completamente renovado, o topo de gama da marca alemã torna-se agora mais comprido, mas também mais leve e ecológico. A nova gama A8 vai incluir motores 3.0 V6 a gasolina( 340 cv) e diesel( 286 cv), bem como versões equivalentes 4.0 V8( 460 e 435 cv, respetivamente). No topo estará o W12, o mesmo propulsor usado no SUV Bentley Bentayga, um 6.0 turbo com 560 cv. Este último vai estar disponível em exclusivo na carroçaria longa( a quarta geração do Audi terá duas versões de carroçaria: a standard, de 5,17 metros; e a versão longa, A8 L, com mais 13cm de distância entre eixos), tal como acontecerá com o futuro modelo A8 L e-tron quattro, um híbrido com uma potência combinada de 449 cv e autonomia de 50 km em modo elétrico( e que será assim o terceiro modelo da gama Audi a oferecer uma versão híbrida‘ plug-in’, depois do A3 e do Q7). Todas as versões do A8 recorrem a uma nova bateria de 48 V, com potência para recuperar energia de travagem, que depois é utilizada nos sistemas elétricos do carro.

Tecnologia‘ Audi AI’ de inteligência artificial Mas, entre as inúmeras novidades trazidas pela nova geração do Audi A8, o maior destaque está mesmo reservado – tal como se esperava há já algum tempo – às inovações tecnológicas que vão fazer dele o primeiro automóvel de produção em todo o mundo a ter sido desenvolvido com funcionalidades avançadas de condução autónoma. É a primeira vez que um veículo automóvel de produção em série tem a possibilidade de fazer pequenos trajetos completamente em modo autónomo, em condições controladas. O novo Audi A8 anuncia-se assim como o primeiro automóvel do mundo a poder circular no meio do trânsito sem necessidade de intervenção do condutor.
O sistema inteligente de assistência à condução em situações de trânsito congestionado ou intenso é ativado pelo simples toque de um botão na consola central, passando então a gerir de modo totalmente autónomo, sem intervenção do condutor, os parâmetros de arranque, acelerador, direção e travagem. Com este sistema, o condutor já não tem de monitorizar em permanência o veículo, podendo tirar completamente as mãos do volante( tecnologicamente falando, claro está, já que a legislação atual ainda não permite que, na prática, isso aconteça mesmo). Assim que as condições de trânsito se modificarem, o sistema faz com que o condutor seja alertado por um aviso sonoro automático para retomar o controlo do veículo. Apto a ser usado apenas em autoestrada ou em vias duplas com separador, e em condições de tráfego intenso, este sistema de“ piloto automático” funciona até uma velocidade máxima de 60 km / h, podendo quando ativado fazer o carro arrancar, acelerar, travar, parar e ajustar a direção no volante, tudo isso completamente sozinho. Para isso, a nova geração do Audi
58 blueauto