E
m 1989, quando caiu o muro de
Berlim (símbolo da Guerra Fria),
havia 16 muros a marcar fronteiras
no mundo. Segundo uma pesquisa da Universidade de Quebec, hoje existem 65 já construídos ou em vias de ficarem prontos.
A globalização aboliu as fronteiras para a economia, o comércio e as informações. Mas para os seres humanos foram erguidos ainda mais muros. Os países apostaram no controle de fronteiras, com barreiras impulsionadas principalmente.pelo intenso fluxo de imigração dos últimos anos, reflexo de recentes crises econômicas e de conflitos armados.
Segundo dados da Acnur (Agência das Nações Unidas para Refugiados), em 2015, o total de pessoas deslocadas chegou a 65,3 milhões em todo o mundo. Segundo a organização, vivemos um recorde de deslocamentos internos. Trata-se da maior crise de refugiados e migração desde a 2ª Guerra Mundial. O grande fluxo de refugiados se deve aos conflitos que ocorrem em países como Somália, Afeganistão e Síria.
“As fronteiras da Europa devem ser fechadas”, disse o primeiro-ministro da Hungria, Victor Órban, em setembro de 2015. Naquele ano, o governo húngaro construiu uma barreira de quatro metros de altura ao longo da sua fronteira com a Sérvia para tentar travar a entrada dos refugiados que fogem da guerra civil da Síria e dos conflitos do Oriente Médio.
O maior muro do planeta é a Grande Muralha da China, cuja construção começou por volta de 220 a.C. A obra histórica uniu fortificações erguidas e formou um sistema contra invasões dos inimigos vindos do norte. Na história, destaca-se ainda o Muro de Adriano, uma fortificação em pedra com comprimento de 173 quilômetros e que foi construída no século 2 pelo imperador romano Adriano, com o objetivo de defender o Império Romano na Bretanha. Para protegê-la, 14fortes foram posicionados em toda sua extensão, além de 80 torres militares.
Na Idade Média, essas construções eram tão importantes que se tornaram marcas registradas da urbanidade, como as cidades muradas, verdadeiras fortalezas que serviam para proteger as cidades de constantes ataques. Em alguns lugares, existiam até fossos enchidos com água, que também ajudavam no isolamento.
Se no passado o muro foi indispensável como linha de defesa, hoje eles não dão conta de evitar ataques bélicos, que podem ser feitos com aviões e armas pesadas. Qual seria então o papel do muro no mundo contemporâneo?
Na nossa sociedade, os muros crescem por todo lado e formam uma imensa barreira geográfica e social. Um estudo do geógrafo Michel Foucher concluiu que existe um total de 18 mil km de barreiras intransponíveis construídas pelo homem no planeta.