Os muros crescem por todo lado e formam uma imensa barreira geográfica.
Em 1989, quando caiu o muro de Berlim (símbolo da Guerra Fria), havia 16 muros a defender fronteiras no mundo. Hoje, existem 65 construídos ou em vias de ficarem prontos.
O principal motivo para a criação dos muros contemporâneos é o controle do fluxo migratório nas fronteiras dos países.
O presidente norte-americano Donald Trump quer construir um muro para dividir os Estados Unidos do México. Segundo recentes declarações, essa será uma das principais medidas para reforçar o controle migratório nos EUA e travaro fluxo ilegal de mexicanos para o país. Ele ainda busca suspender os programas de apoio a refugiados e a concessão de vistos a cidadãos de sete países.
A construção do muro com o México está repleta de incertezas. Quem pagaria pela obra? A equipe de Trump estima que a construção deva custar 10 bilhões de dólares. Durante as eleições de 2016, Trump afirmou que os mexicanos devem pagar pelo muro, mas o país se recusa a arcar com os custos.
A fronteira EUA-México tem cerca de 3.1 mil km de extensão, passando por grandes áreas urbanas, desertos, montanhas e rios. Cerca de mil km já são cobertos por cercas e muros de concreto, que visam aumentar o controle em relação à imigração, inibir o narcotráfico e coibir as ações dos chamados “coiotes”, grupos que atravessam a fronteira de forma clandestina. Trump diz que o muro cobrirá mais 1.6 mil km e que obstáculos naturais vão cuidar da área restante.
Para que serve um muro? Um muro é uma construção física que existe para dividir o mundo de dentro do mundo de fora. Um muro cria territórios e evita o encontro indesejado com o outro. Ele limita a livre circulação num espaço e também serve como barreira de proteção.
os muros que dividem o mundo
Por Carolina Cunha, da Novelo Comunicação(Fevereiro/2017)
Geografia