Alberto Pimentel: dossiê com pesquisa historiográfica sobre o autor. 13 de novembro de 2015. | Page 7

românicas redigida por Rute Santos de Castro Lopo, em 2005, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP). A seguir, apresentaremos brevemente os seus pontos mais interessantes à nossa pesquisa isto é, às forma de com-preensão de Alberto Pimentel como romancista.

Aqui, a autora busca estudar as representações que Pimentel escrevera e registrara em relação a cidade do Porto, compreendendo suas obras sob uma perspectiva memo-rialista obras cujas histórias apresentam traços românticos e que são marcadamente ricas para a compreensão de tradições, costumes compartilhados pela sociedade portu-guesa de épocas passadas.

Ao longo deste dossiê são feitas mais considerações a respeito do estudo de Rute Faro, de forma a relacionar suas informações às seções em que elas são apresentadas.

"O PORTO NA BERLINDA: MEMÓRIAS DE

ALBERTO PIMENTEL" - UM ESTUDO CONTEMPORÂNEO

Alberto Pimentel é tio-trisavô da autora desta disser-tação de mestrado. Com isso, podemos pensar que há um dese-jo familiar em recuperar à memória ao menos da academia o reconhecimento deste prolífero autor.

"Ao Porto, são associados nomes de literatos,

tais como Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Ramalho Ortigão, Júlio Dinis (...) Em contrapartida, o Porto escrito e sentido por Alberto Pimentel, um dos escritores portugueses mais fecundos, continuava no esquecimento (...) faltava um estudo que relembrasse aos portuenses vindouros o escritor que tanto se empenhou na divulgação da cidade que lhe foi berço”

FARO, Rute. "O Porto na Berlinda: Memórias de Alberto

Pimentel", 2005. p.01.

cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

archive.org