ENTREVISTAS REALIZADAS POR E-MAIL
❧ Soubemos que o sr. é conhecedor da obra de Alberto Pimentel. Que relações você mantém com este escritor? De que maneira você entrou em contato, pela primeira vez, com as obras dele?
N.R: Alberto Pimentel nasceu na cidade do Porto (onde vivo) e viveu parte da sua infância na minha terra natal (Cinfães). Além disso é um dos mais conhecidos camilianistas (ou seja estudioso da obra de Cami-lo Castelo Branco). Esses três elementos congregaram-se para que me interessasse particularmente pela sua vida e obra.
T.F.P: O Alberto Pimentel era meu tio-trisavô. O meu avô falava-me sempre dos livros do AP e de como gostava de os ler e reler. A certa altura comecei eu a lê-los também e tenho na minha biblioteca algumas obras que herdei e outras que comprei.
❧ Sabemos que, atualmente, Alberto Pimentel não é um es-critor lembrado com muita frequência nos livros didáticos sobre literatura aqui no Brasil. Em Portugal, Alberto Pimentel é um autor presente em materiais didáticos que abordam a literatura portuguesa? Mesmo fora da escola, Alberto Pimentel é um autor lembrado atualmente pelos portugueses?
N.R: Não, Alberto Pimentel foi praticamente erradicado do ensino regular e mesmo a nível editorial poucos são os seus livros reeditados.
T.F.P: O Alberto Pimentel é um grande personalidade da cidade do Por-to, não foi apenas escritor, mas também deputado, escrivão nas cortes,
Sobre a não canonicação do autor
"Alberto Pimentel foi praticamente erradicado do ensino regular
e mesmo a nível editorial poucos são os seus livros reeditados."