Alberto Pimentel: dossiê com pesquisa historiográfica sobre o autor. 13 de novembro de 2015. | Page 36

vereador da câmara municipal de Lisboa, etc. Como escritor é um dos que tem mais vasta obra, não me parece que tenha um reconhecimento literário à altura da obra que deixou mas viveu numa época de escritores de excepção como Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Guerra Jun-queiro, etc. Na cidade do Porto, devido à obra que deixou, sempre que se fala de história da cidade ou costumes, é sempre citado.

❧ Foi o sr. quem criou ou contribuiu para a criação da página so-bre Alberto Pimentel na wikipédia? Se não, você saberia nos in-formar quem é o responsável por ela?

N.R: Não fui e desconheço quem seja o autor (mas tenho a impressão que se trata de alguém seu familiar ou descendente, pois tenho trocado alguma correspondência com um dos seus descendentes que tem desenvoldiso trabalho sobre A. Pimentel).

T.F.P: Eu criei uma página albertopimentel.com, julgo que a página da Wikipedia se baseou em muitas das coisas escritas nessa página. Actual-mente a página não existe.

❧ Pessoalmente, há uma obra de Alberto Pimentel que é a sua favorita? Qual obra e por qual motivo ela é a sua favorita?

N.R: Não tenho uma obra favorita, mas um género: a cronística. A primei-ra obra que li intitula-se "Testamento de Sangue" e a ação desenrola-se na região do Douro, de onde sou natural. Pelo estilo e pelo tema é uma das suas obras mais camilianas.

T.F.P: Gosto especialmente do "Arco de Vandoma", por descrever os costu-mes da época e a cidade que tanto amo.

❧ Para termos um melhor en-tendimento sobre o autor, há determinadas obras que o sr. nos recomendaria?

N.R: Creio que a seguir a Camilo Castelo Branco, Alberto Pimentel é o mais profícuo escritor da língua por-tuguesa. Como tal, são inúmeras as obras que deixou. No archive.org po-dem encontrar um conjunto subs-tancial das mesmas.

T.F.P: "Arco de Vandoma", "O Anel misterioso", "Luar de Saudade"... Recomendo ainda esta tese escrita pela minha prima Rute [Rute Faro, 2005]: "O Porto na Berlinda: memórias de Alberto Pimentel".

Sobre a relação do autor com o Porto

O Alberto Pimentel é um grande personalidade da cidade do Porto, não foi apenas escritor, mas também deputado, escrivão nas cortes, vereador da câmara municipal de Lisboa, etc.

(...) Na cidade do Porto, devido à obra que deixou, sempre

que se fala de história da cidade ou costumes,

é sempre citado.

"O testamento de sangue" (1872) - google books

"O annel mysterioso" (1873) - archive.org