A democracia sob ataque | Página 96

A cultura é capaz de nos retirar da solidão do individualismo e do consumismo, solidão na qual dizia o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade:“ se desaprende a linguagem com que homens e mulheres se comunicam”.
Concluindo:“ De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Esta mensagem do imortal Rui Barbosa, na sua celebre Oração aos Moços, em 1929, traduz a expressão de um sentimento de desilusão e desencanto que não pode contaminar a juventude.
Hoje, dispomos de instrumentos de conscientização, de mobilização e luta jamais conhecidos e imaginados. Ser jovem e não ser revolucionário, não ser comprometido com o NOVO, é uma contradição antes de tudo biológica.
Juventude, em rede para cidadania; avante, em marcha, rapazes e moças sempre movidos pela esperança,“ inquietude em forma de ação”, como ensina Pierre Furter.
94 Denise Paiva