A democracia sob ataque | Page 94

Os Conselhos da Juventude devem sugerir e ajudar a definir, com os demais Conselhos, pautas e agendas comuns nas prioridades, nas várias esferas da Federação.
Os segmentos da juventude dos partidos políticos devem contaminar o conjunto do seu partido com suas pautas.
Os jovens precisam refletir sobre atitudes concretas, no plano pessoal e interpessoal, sobre as possibilidades de transformação que podem ser operadas no contexto da família, da vizinhança e, sobretudo, da escola, independente do Poder Público e da ação governamental.
Novos conceitos, valores, atitudes e comportamentos compatíveis com a inovação, a solidariedade e a responsabilidade social podem / devem ser debatidos, divulgados para atingirem a coletividade.
Tirar o“ R” da palavra“ Arma” a transforma em“ Ama”, mudar o“ R” de lugar a transforma em Amar. É um gesto simples e simbólico. Quantas coisas podem ser mudadas no cotidiano das nossas vidas, para que nos tornemos melhores pessoas, melhores profissionais, melhores cidadãos.
Quais seriam algumas pinceladas para um enredo de transformação social, de invenções democráticas e de construção de felicidade?
Quando falamos de drogas, devemos entender que a droga é a resposta à não resposta.
Quando falamos de sexo, devemos procurar no Plano Nacional de Direitos Humanos o direito a uma sexualidade saudável e à paternidade e maternidade responsáveis.
Quando falamos em maioridade penal, devemos antes de cedermos ao discurso tentador / enganador do enrijecimento penal como solução para a problemática da segurança, nos atermos às interpretações sistêmicas de tal fenômeno, isto é que assegurem a visão do todo e da inter-relação entre todas as partes de um mesmo problema.
Neste sentido, devemos nos debruçar, seriamente, sobre as causas, para nos empenharmos mais severa e responsavelmente com as ações, programas e políticas públicas preventivas.
O Estatuto da Criança e do Adolescente( ECA), Lei de 1990, ainda clama por sair do mero plano da validade formal.
Trazer toda responsabilidade do aumento da violência urbana para os adolescentes, a fim de legitimar uma redução da idade da
92 Denise Paiva