A democracia sob ataque | страница 111

dos para se tornarem excelência na gestão, manejo, conquista de produtividade e produção de alimentos saudáveis e baratos.
Agricultura sustentável
As inovações cada dia mais presentes na vida do agricultor também remetem necessariamente à preocupação com o meio ambiente na produção de alimentos, sobretudo a reflexão sobre o futuro do planeta e das políticas ambientais necessárias para reduzir as emissões de CO 2, responsável pelo aquecimento global. É também uma oportunidade de propor e agir para a consolidação de uma economia de baixo carbono que resulte na melhora da qualidade de vida e na igualdade social.
O Brasil tem de continuar perseguindo uma política proativa no setor ambiental pela contínua instituição de instrumentos econômicos de proteção à biodiversidade, o que nos possibilitará um diferencial econômico em relação ao conjunto das demais nações.
Os órgãos governamentais, ambientais e o setor produtivo têm pactuado com a meta da produção sustentável, como foi o caso do Protocolo Agroambiental do setor sucroenergético paulista, que elimina a queima da despalha do canavial, mecanizando adequadamente esse processo que já conta com a adesão de 90 % da produção no Estado.
A agricultura não é inimiga do meio ambiente, mas é preciso continuar trabalhando para implantar cada vez mais programas e práticas que viabilizem o aumento da produtividade e da produção com o menor impacto ambiental e preservando solo e água.
Estima-se que o Brasil reúna quase 12 % da vida natural do planeta, pontuando fortemente como referência em biodiversidade. Assim como um país marcado pelos superlativos, o Brasil é visto internacionalmente, como o de maior potencial para ampliar a produção de alimentos para atender ao crescimento da população mundial que, de acordo com a ONU( Organização das Nações Unidas) deve saltar dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050.
O setor agropecuário brasileiro vem dando o exemplo de como produzir mais, sem aumentar áreas plantadas e em sintonia com o meio ambiente. Os setores produtivo e governamental caminham na mesma direção e devem se unir ainda mais para continuar na vanguarda da agricultura sustentável.
Tecnologia para diminuir diferenças
109