A democracia sob ataque | Seite 112

Busca da inovação
Mas não é só a produção agrícola que tem acompanhado o rumo da ciência, das inovações e do experimento de novas tecnologias. Buscando a excelência na produção de animais, o Governo de São Paulo investiu cerca de R $ 2 milhões para implantação do Laboratório NB3, inaugurado em maio do ano passado. O laboratório cumpre os requisitos de Segurança Biológica Nível 3, estabelecidos pela OIE( Organização Mundial de Saúde Animal). É um dos poucos do país na área animal a ter esse nível de segurança e tem se mostrado fundamental para o apoio e a execução dos programas sanitários brasileiros, contribuindo para as operações de comércio nacional e internacional.
As análises possibilitam uma ação mais rápida na área de defesa agropecuária. Serão feitos em até 48 horas atendimentos emergenciais para identificação de doenças – em situações normais, essas análises são feitas em cinco dias úteis, aproximadamente.
A confiabilidade de laboratórios de diagnóstico veterinário repercute na credibilidade da comercialização internacional de commodities animais, importantes na balança comercial brasileira. E o Instituto Biológico é referência de laboratórios acreditados pelos órgãos públicos. O Instituto foi criado há 89 anos principalmente para combater a broca do café, mas ao longo do tempo foi ampliando sua atuação e se tornou símbolo de confiança, saudabilidade para os alimentos, sanidade animal e vegetal e inovação tecnológica.
É esta confiabilidade que faz com que seja referência também na produção de vacinas para pelo menos 14 estados brasileiros. Em 2015, foram comercializadas 2.372.620 doses – sendo mais de 642 mil para o rebanho paulista. É referência também internacional, com suas inovações buscadas por países de vários cantos do mundo como Turquia, Bolívia, Camarões, Espanha e Canadá. Os resultados de suas pesquisas são agora diretamente transferidos para o homem do campo em iniciativas como o Prosaf( Programa de Sanidade em Agricultura Familiar).
Campo digital
A realidade é que a agropecuária brasileira vem se modernizando como poucos entre os setores da economia, pela propagação constante de programas que têm levado as inovações tecnoló-
110 Arnaldo Jardim