"Somos luzes que faíscam no caos
E vozes abrindo um grande canal"
Música Auto-Reverse, O Rappa
Com orgulho, apresento-lhes a 1ª edição da Revista Digital “Luz, Caminhos & Ação”, produzida por 21 alunos do 1º ano do Ensino Médio do Solar Meninos de Luz, sendo parte da minha pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Saúde no Laboratório de Tecnologias Cognitivas (LTC) do NUTES/UFRJ, sob a orientação da Profa. Tais Rabetti Giannella e em parceria com professores e alunos da escola.
Nesta 1ª edição, apresentamos quatro reportagens, que reúnem entrevistas com moradores e atores de projetos da comunidade - conteúdo esse disponibilizado em vídeos, fotografias, textos e gráficos produzidos pelos estudantes. Nosso foco foi abordar a Temática da Saúde, vinculada a questões do Território da Comunidade do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo – PPG, relacionadas a quatro temas: as visões de saúde presentes na comunidade; o sentimento de pertencimento ao território; a escola como espaço de construção de um conhecimento crítico e situado; e, finalmente, o olhar para as possibilidades de atuação a partir das ações presentes na comunidade para transformar a realidade.
Vídeo de apresentação da Revista
Essas reportagens levaram um mês e meio para serem desenvolvidas. Nelas, os alunos, utilizando seus aparelhos celulares, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a Internet, desenvolveram roteiros, escolha dos entrevistados, gravação das entrevistas, redação dos textos, edição dos vídeos e a diagramação da revista. Todavia, a escolha dos temas a serem abordados começou com mais antecedência e exigiu quatro meses de constantes diálogos e discussões com a turma, quando buscamos conhecer, discutir e ampliar o conhecimento e as visões de saúde dos alunos, tendo como foco o território de vivência deles.
Tudo começou quando essa que vos escreve chegou para um grupo de 21 adolescentes na escola com uma pergunta bem simples: “Quando vocês pensam em saúde, o que lhes vêm à cabeça?”,