1ª Edição - Dezembro de 2020 | Page 2

Editorial

A ideia da capa original desta revista surgiu de uma foto antiga que é pano de fundo do computador que fica na sala de aula da turma. Nessa foto, toda turma está reunida e abraçada na quadra de esportes da escola e a comunidade aparece ao fundo.

Um dos alunos apresentou a ideia de reproduzirmos esta foto e, em novembro de 2019, vários ensaios foram feitos de mãos entrelaçadas, rostos colados e abraços coletivos e uma delas nos chamou a atenção: Eles estavam caminhando, abraçados e com a cabeça erguida para a comunidade. Essa foto foi escolhida por unanimidade pela turma para ser a nossa capa, pois, para eles, representava a união da turma e o olhar deles para as questões da comunidade.

Porém, a pandemia da COVID 19 adiou o lançamento revista, previsto para julho de 2020, e consideramos relevante problematizar com os alunos a adequação desta imagem ao seu lançamento no novo cenário de isolamento social.

Depois de cinco encontros virtuais e longos debates, os alunos decidiram que a imagem original deveria ser mantida, porém incorporando elementos que representassem, também, o novo cenário social. Assim, eles enviaram selfies individuais com máscaras para serem incorporadas à antiga capa, pois, segundo eles, as máscaras faciais atualmente utilizadas por todos nós, possibilitariam a convergência de contextos, mantendo o que queriam representar inicialmente e, ao mesmo tempo, a responsabilidade com a mensagem da imagem da capa no novo contexto.

Nesse sentido, a nossa mensagem com a reformulação dessa capa se dá ao som de fragmentos de uma música do Belchior que diz que “No presente, a mente, o corpo é diferente...” Mas, também, que “Eu não posso deixar de dizer, meu amigo... Que uma nova mudança, em breve, vai acontecer...”

Sigamos fazendo a nossa parte para que possamos estar juntos, abraçados e unidos, buscando vencer os atuais desafios e a transformação social.

Uma capa de Revista revista