Foi a partir da Investigação Temática de Paulo Freire que buscamos inspiração para levantar, junto aos educandos, questões envolvendo saúde no território da comunidade. A partir disso, realizamos várias atividades mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, nas quais discutimos e problematizamos com eles para pensarmos em possibilidades de ação e transformação.
Para tal, buscamos abordar a temática da saúde, prevista nos PCNS como um tema transversal, inserida nos conteúdos de disciplinas como Geografia, História, Biologia, Português e Matemática, e pensando a escola como um espaço de aprendizado para transformar informação em conhecimento e conhecimento em ações concretas de transformação da realidade desvendada por eles.
Foto do primeiro encontro com os alunos
Esse é apenas o primeiro passo. Esperamos, pois, que ele possa guiar vários outros movimentos em direção a ampliar o olhar sobre o território da comunidade e para as possibilidades de ações diante dos problemas vivenciados.
Obrigada!
Denize Amorim
Pesquisadora desse projeto, moradora do PPG e aprendiz desses alunos
Aqui vemos a educação como prática de liberdade proclamada por Freire. Ou seja, é a educação abrindo novos olhares para transformar as injustiças sociais, e o reconhecimento do papel de cada um enquanto cidadão pertencente a essa realidade e capaz de transformá-la.
Fica, também, o registro do meu aprendizado com essa turma: não apenas como pesquisadora, mas como moradora da comunidade, que convive com todas as questões trazidas por eles. O meu aprendizado consiste na confirmação feita por eles de que é o nosso olhar e as nossas ações que podem transformar a realidade na qual vivemos, e que a educação é o caminho para uma cidadania plena.
Foto do primeiro encontro com os alunos