1st Joomag Testing 1 | Page 31

Mais adiante neste Guia, no ítem " Documentos de Importância " você encontrará detalhadamente tudo o que for necessário para saber mais sobre valores, documentos, propostas, direitos, etc.
ETAPAS
Você já venceu diversas etapas: aprendeu a ilustrar, a fazer uma boa apresentação, conseguiu apresentar seu portfolio e acaba de ser chamado pelo cliente para orçar um trabalho.
Esse primeiro encontro é extremamente importante, e como já se disse você deve ser cuidadoso, mas não se sentir intimidado. Assim como seu trabalho é desenhar, e você quer ser pago para isso, uma das funções da pessoa que está na sua frente é NEGOCIAR, e ela é paga para isso.
Veja que seu interlocutor já está em vantagem, porque ele já está ganhando dinheiro da empresa e você ainda não.
APRENDA A NEGOCIAR
Se você vai dar um orçamento pela primeira vez, tenha a certeza de que a primeira coisa que será dita pela pessoa que o vai contratar é: " Nossa verba está curta, faça um bom preço agora e daremos muito serviço depois."
Não importa o preço que você der, provavelmente ele dirá que está caro e que outros ilustradores fazem por menos, mas que ele prefere fazer com você e vai repetir o argumento: " Nossa verba está curta...”
Saiba que 101 % dos clientes dizem isso na primeira vez, mas não falam por mal, a função deles é conseguir um bom ilustrador, e se possível pelo menor preço.
O problema é que 99 % dos ilustradores acabam aceitando.
Às vezes até estão mesmo com o orçamento curto, mas muitas vezes não passa de choro. Mas o chato é que quase sempre aquele trabalho que viria depois nunca aparece.
Com uma simples e gratuita busca-“ negociação” ou“ negociar”- no Google, você vai aprender a negociar. Com toda certeza o tempo investido trará um excelente retorno em seus contatos profissionais
Para um ilustrador, saber negociar é tão importante como saber ilustrar. De nada adianta você ter um trabalho tecnicamente de alto nível se ele não for valorizado. E valorizar o seu trabalho só depende de você.
Aprenda a negociar se quiser viver de ilustração profissional.
31