1st Joomag Testing 1 | Page 30

Além disso, cobrar excessivamente baixo é uma prática comercial desleal chamada " dumping "( procure na net as definições mais detalhadas), mas basicamente é cobrar 5 por uma camisa que para fabricar custa 20 e é vendida a 50 no mercado.
Ninguém deveria cobrar menos do que o preço de produção, mas muita gente faz isso para quebrar o mercado e, uma vez sozinho, então subir os preços. É mais ou menos o que acontece hoje com os produtos importados chineses. Mas lembre-se, dumping é um método do qual pode dar problemas na justiça, por isso tente reconhecer no mercado quais os valores mínimos a se trabalhar.
2) Aprenda a reconhecer quanto vale o seu trabalho. É dificil, porque não estamos falando sobre vender peixe ou pãozinho, cada trabalho é um caso isolado e terá um preço diferente, e terá uma série de fatores a se levar em consideração( tamanho do cliente, onde será veiculado, durante quanto tempo, em que veículos, dificuldade de execução, prazo, etc).
A melhor maneira de se começar é sabendo qual é o valor MÍNIMO de uma ilustração, e para isso existem tabelas de preços de associações ou sindicatos. Faça uma consulta, e melhor ainda, converse com vários colegas, eles darão preços diferentes, mas dentro de uma certa margem. Só então você poderá reconhecer uma média de valor e, em comparação com outros colegas, saber escolher um valor para o seu trabalho.
3) Quando pedirem um orçamento urgente, se possível tente evitar um orçamento dado na hora à queima roupa, sem experiência isso pode vir a ser um completo desastre. Peça algum tempo, se possível para o dia seguinte, para que possa avaliar bem o material que tem em mãos, e se mesmo assim não souber dar um valor terá tempo para conversar com um colega mais experiente para orientá-lo.
4) Procure sempre fazer um contrato, mesmo que simples, com indicações de prazos, datas de entrega e de pagamento e observe sempre os direitos autorais envolvidos. A arte original é do artista por lei e por isso o melhor é sempre entregar o trabalho gravado em um CD e evitar passar originais para quem o contrata.
5) Saber dizer sim e saber dizer não. Já se disse lá atrás no Guia que você deve ajudar o diretor de arte a conseguir soluções, e não problemas. Isso não significa que você tenha de dizer sim a tudo. Aceitar todos os trabalhos que aparecer só para mostar que podem contar sempre com você é um risco, se caso você não tenha tempo para fazer tudo.
Dizer“ Sim, podem contar comigo em tudo” e depois atrasar o trabalho por já ter outros compromissos é arriscar o seu nome, e a mensagem que você acaba passando é“ Não, nem sempre dá para se contar comigo”.
Por isso, aprenda a dizer não quando simplesmente não dá. Coisas da vida.
30