COMO NEGOCIAR
Essa é a parte mais difícil mas essencial e que define um ilustrador profissional. Saber negociar significa antes de tudo valorizar o seu trabalho e a você próprio como profissional e junto ao cliente que o contrata. Não se esqueça, apesar da paixão e do amor ao desenho, estamos falando de negócios.
Ser um grande e talentoso artista mas um negociante tímido e inocente fará de você um grande e talentoso inocente, presa fácil na mão de qualquer cliente mais esperto.
PEQUENAS DICAS, GRANDES NEGÓCIOS
1) Nunca faça um trabalho de graça. É uma armadilha comum um ilustrador iniciante estar com a maior vontade do mundo em publicar algo só pra mostrar lá em casa( e para ele mesmo) que desenhar pode dar prestígio e dinheiro.
Portanto pode acabar aceitando propostas estranhas disfarçadas de oportunidade, como o de anuários picaretas ou revistas com propostas como " Mande seu trabalho de graça e publicaremos no nosso livro " ou " faça uma ilustração para nós( de graça) e você ganhará em prestígio ", e assim morrer de orgulho de finalmente ter um trabalho seu publicado.
Você só não nota que ao fazer isso alguém está ganhando( de verdade) em cima do seu trabalho. E você estará colocando um carimbo de " trabalho por qualquer coisa " e essa mensagem pode acompanha-lo por muito tempo.
É verdade que existe alguns grandes anuários que funcionam exatamente dessa forma: você manda de graça( a não ser pela taxa de inscrição), eles publicam, vendem e você não ganha um tostão em dinheiro vivo, mas são anuários mundialmente reconhecidos( como o já citado The Society of Illustrators ou do CG Society). A diferença é que nestes existem critérios de avaliação, uma banca de jurados altamente profissionais de seleção e reconhecimento real no meio e projeção no mercado profissional. Aprenda a indentificar os melhores anuários dos picaretas.
Trabalhar também por algo miserável não ajuda muito, é preciso saber se valorizar. É compreensível e até certo ponto justa a idéia de que, por ser iniciante, pode-se oferecer um valor mais baixo para se cativar clientes e entrar no mercado.
Mas é preciso entender que esse valor mais baixo não pode- nem deve- ser tão baixo a ponto de não pagar nem a despesa. Cobrando sempre tão baixo vai ter com certeza muito cliente, até o dia que você precisar subir o preço para algo justo, daí no mesmo dia você deixa de trabalhar para esses mesmos clientes.
29