1st Joomag Testing 1 | Page 32

DIÁLOGO 1
Segue um diálogo fictício entre um cliente e o ilustrador também fictício Luis Trador, mas um diálogo bastante comum no dia a dia e que pode ser bem real:
- Bom dia, Luis Trador. Gostaria de saber quanto você cobraria por 2 ilustrações de um carro, para X mídias, por X períodos, mercado nacional. Mas eu preciso de um valor agora mas com um preço baratinho, prá gente fechar já( a " pressa " é para pressionar o ilustrador a se decidir sem ter tempo para raciocinar ou fazer uma pesquisa).
- Bom dia. Eu cobraria( o ilustrador está dando margem para um desconto, já que usou " cobraria ", ao invés de " cobro ") R $ 6.000,00 pelas duas, R $ 3.000,00 por cada. Este valor estaria dentro da sua verba?( novamente o ilustrador dá uma brecha para o cliente negociar).
- Hmmm... minha verba é de R $ 4.000,00. Poderíamos fechar por esse valor( note que ele não pergunta, ele afirma). Minha verba é restrita, mas o trabalho é bem tranquilo de se fazer( o cliente nunca diz que o trabalho será complicado nem que ele será exigente para aprovar).
Eu até tenho um orçamento de um outro ilustrador abaixo da verba, mas faço questão de passar esse trabalho para você( enche a bola do ilustrador pra pegálo pelo ego, mas colocando-o contra a parede, deixando-o inseguro).
- Ok. Fechamos então por este valor( com medo de perder o trabalho para o outro suposto ilustrador). Um abraço.
- Alô Luis. Resolvemos colocar mais ilustrações de carros, agora serão 6( o cliente já sabia que eram 6 desde o começo). Quanto você faria pelas 6 ilustrações? Faz um desconto legal, porque nossa verba já era restrita...
- Dá pra fazer por uns R $ 9.000,00( o ilustrador deu um desconto em cima de um valor já com desconto).
- Hmmm... É muito acima do que os R $ 4.000,00 que temos de verba. Vamos fechar por R $ 8.000,00, vai? Eu me viro para aumentar a verba que eu tinha. Vou ter que falar com os sócios aqui para convencê-los a dobrar a verba, mas eu dou um jeito
- Beleza! Fechado! Um abraço.
- Alô, Luis. A verba aqui tá complicada. Cheguei até a discutir com meus sócios, porque sei o valor do seu trabalho( se mostra amigão e do lado do ilustrador). Quanto você faz sem nota?
32