Além disso, a computação gráfica trouxe uma velocidade enorme na produção da ilustração, e trazendo junto a capacidade de se criar efeitos rápidos que antes no pincel poderiam demorar horas, ou dias.
A quantidade de programas hoje disponíveis para se trabalhar com ilustração é enorme, sem falar nos filtros de apoio, mas basicamente temos duas vertentes: a) a ilustração 2D( duas dimensões); b) a ilustração 3D( três dimensões).
Para o 2D existe o programa mais usado, mais conhecido, mais flexível e mais importante do mercado, o Photoshop. Quase todos os outros programas interagem com ele de alguma maneira, isso se for preciso outros programas, porque hoje só o Photoshop sozinho já provoca um estrago daqueles. Mas existem outros, como o Corel Painter, FreeHand, Illustrator, Corel Draw, etc.
Para o 3D também existe uma infinidade de programas, uma vez que cada vez mais se exige imagens em 3D, e para isso existe o Maya, 3D Max, Z-Brush, etc.
Mais uma vez, falar de cada programa e suas variantes( por exemplo, pixel ou vetorial) cabe a um curso e não a esse guia, por isso corra atrás( mais uma vez, no final deste guia haverá links interessantes para ajudá-lo).
Além disso, mais adiante no ítem " Documentos de Importância para o Ilustrador " há a indicação do livro " O Mundo Gráfico da Informática ", com absolutamente tudo o que precisa saber sobre a parte técnica da informática. Esse passará a ser o seu livro de consulta mais importante( depois do Guia dos Ilustradores).
Vá lá agora ler e depois volte rápido para este ponto. NÃO ENTENDI NADA, AFINAL EU DEVO USAR MATERIAL TRADICIONAL OU DIGITAL?
Hoje em dia um bom ilustrador responderia: os dois. Nada impede que se use os dois materiais juntos, aliás até convém. Pode começar a ilustração à tinta, scannear e finalizar no computador. O seu trabalho vai se tornar mais interessante, mais personalizado, mais rico e com mais opções de efeitos.
Além disso, mesmo que opte por trabalhar só com material tradicional, no final convém entregar o trabalho já scanneado para a agência. Facilita na visualização prévia por e-mail, agilizando o processo, vai poupar muito tempo e dinheiro da agência ou editora e manterá o original sempre com você.
Aliás esse tópico dava quase que um livro à parte, mas rapidamente é preciso entender que você está vendendo o direito de uso de imagem para um cliente, e não o original em si.
21