Assim, se você entregar um original em papel este sempre deve ser devolvido e sempre pertencerá ao ilustrador, já que o que foi negociado é a veiculação da ilustração, e não o material físico. Veja no final deste guia os documentos relativos ao direito do autor.
NÃO VEJO A HORA DE ILUSTRAR, MAS QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO?
A boa notícia: são várias as áreas de atuação hoje em dia para um ilustrador. Para começar, o óbvio, dá para se trabalhar em publicidade junto às agências ou então entrar no mercado editorial, são as áreas mais tradicionais e conhecidas que envolvem ilustração.
Mas também existem as produtoras de tv( fazendo conceptboards ou storyboards), trabalhando em desenho animado( na área de conceptboards e cenários), em estúdios de design( na concepção de peças), em estúdios de games( na criação do visual todo envolvido) e muitos outros.
Mesmo o trabalho em si pode variar muito, desde arte técnica a storyboards, layouts, hiper-realismo, foto-realismo, concept art, quadrinhos, cartoons, cenários, personagens, grafismo, embalagens, posters de cinema, food-illustration, wild-life illustration, medical-illustration, etc.
Com uma certa experiência também é possível entrar na área de tratamento de imagem em fotografia, já que os conhecimentos de ilustração podem ajudar nesse sentido.
A má notícia: concorrência. Em todas as áreas tem sempre muita concorrência.
Então não perca tempo, releia este guia desde o começo mais uma vez para que não deixe escapar nada e esteja preparado.
E boa sorte!
22