4- GUIA TÉCNICO
AS FERRAMENTAS
Bem, falar de ilustração é falar também do material de ilustração, e só isso é motivo para conversa durante dias, porque a quantidade de opções disponíveis é quase incontável.
Mas basicamente podemos separar em duas grandes áreas: 1- material tradicional( tinta, pincel, papel, etc); 2- material digital( computador, software, etc).
MATERIAL TRADICIONAL
Ao contrário do que muita gente pensa, em especial os iniciantes, ainda hoje se usam muito os materiais tradicionais para ilustrar, que são tão variados quanto os filtros de um Photoshop: inúmeros pincéis, uma variedade absurda de papéis, tintas de todos os tipos, materiais de apoio desde o mais simples lápis até retroprojetor, sem esquecer do bom e velho aerógrafo.
Uma grande vantagem do material tradicional é que se costuma ter uma certa personalidade no resultado do trabalho e no estilo final( afinal é você que está pintando, e não um filtro pronto do Photoshop), além de um ar mais artístico. A desvantagem é que é preciso saber mexer com esse material todo, tão difícil ou mais que um computador.
Basta uma olhada rápida nos grandes ilustradores da década de 40 e 50, em especial os americanos( por exemplo Gil Elvgren ou Norman Rockwell), e vai perceber que é muito difícil se conseguir resultados daqueles em um computador.
Não é função deste guia entrar em detalhes técnicos sobre o material a se usar, como usar e nem os efeitos que se conseguem, isso é função de um bom curso de artes, quer seja numa escola quer seja em livros, mas é fundamental que todo ilustrador conheça um pouco desses materiais, afinal conhecimento não ocupa espaço e só ajuda na nossa área.
Fazer uma visita a uma grande loja de material artístico e ficar horas lá vasculhando em tudo o que se tem é quase que um parque de diversões para adulto, e no final deste guia há uma série de links onde se pode encontrar um pouco mais de informação necessária nessa área.
MATERIAL DIGITAL
Falar de ilustração nos dias de hoje e não falar de computador soa quase que estranho, de tão interligados que estão, afinal o mundo todo está conectado a um computador. As próprias agências e editoras praticamente exigem material digital uma vez que o formato é mais fácil de se trabalhar, poupa tempo e é mais versátil.
20