1st Joomag Testing 1 | Page 13

Eu sei, você quer mostrar que sabe desenhar sem referência, mas isso mostra, na maioria dos casos displicência ou falta de respeito com quem está dedicando seu tempo com você.
Há dúvidas no enquadramento? Vai facilitar um sketch rápido? Faça. Mas só se for necessário. Se não vai parecer que você está numa sala de aula desinteressante.
3) Promessa é dívida. O que se combinar em termos de prazos não é da boca para fora, fica valendo a sério, e você e o cliente vão se programar com o que ficar combinado. Se você furar, vai ter gente querendo furar você. Mas coloque sempre em um documento todas as promessas... as suas e as do cliente.
4) Jamais, mas jamais meeeeeeesmo, leve material de uma empresa para outra. Vai acontecer de você ter duas reuniões em dois clientes diferentes em um mesmo dia, daí numa reunião passam material para você trabalhar e colocam no envelope da empresa... então você vai para a reunião seguinte, entra na sala de reuniões e coloca justamente o envelope da empresa anterior na frente do cliente, que pode ser um concorrente e inimigo mortal.
Pega mal, muito mal. Ninguém precisa saber para quem você está trabalhando no momento, e andar numa empresa com material de outra na mão parece tráfico de informação ou espionagem.
5) Não leve para a reunião bugigangas pessoais. Evite sacos de compras, cachorros, filmes alugados, presente para a sogra, e muito menos chegar comendo... Imagine que legal o cliente explicando um trabalho sério e você fazendo malabarismos com o sorvete derretendo na mão.
6) Celular ligado sim, conversa não. Durante uma reunião é normal acontecer do seu celular tocar. Peça licença, atenda rapidamente, diga que está ocupado, que dará um retorno e desligue. Bem profissional.
Mas se o seu celular é daqueles que toca a cada 30 segundos, então um conselho de amigo: faça como no cinema, desligue o celular antes de entrar. Não se esqueça que pausas para atender telefone significa tempo que você está tomando do cliente.
CONSEGUI UM TRABALHO. E AGORA?
Lembra do primeiro e fundamental mandamento do ilustrador iniciante? Também é o primeiro e fundamental mandamento do ilustrador já experiente: não seja mala. Em especial as editoras ou agências costumam ser lugares sem paredes, onde as pessoas têm que conviver entre si 12 horas por dia.
Ou seja, inconvenientes incomodam. Diretor ou editor de arte é uma profissão em que as pessoas têm que se expor muito, então elas preferem trabalhar com gente em quem possam confiar. Por isso seja legal, e o cliente também será... ou pelo menos deveria ser.
13