1st Joomag Testing 1 | Page 14

Evite defender excessivamente um trabalho recusado. Gente que se agarra demais a uma idéia é porque deve ter poucas. Confie nos mais experientes. Você pode até ter mais talento que eles, mas, nesse ponto da sua carreira, eles provavelmente sabem usar o seu talento melhor que você.
Tente não discutir, sem argumentar demais, sem ponderar e, sobretudo, evite começar frases com " Veja bem ".
É importante lembrar: trabalho recusado ou solicitações de alterações é comum e faz parte do ofício, não é prova de incompetência. Tome nota dos detalhes e correções apontadas. Se mandarem você refazer, pergunte o motivo e refaça.
Porquê? Leia o segundo e fundamental mandamento do ilustrador... SEGUNDO E FUNDAMENTAL MANDAMENTO DO ILUSTRADOR: Resolva problemas e suba. Crie problemas e suma.
O primeiro produto que você vai ter que vender é você mesmo. Seu consumidor, no bom sentido( ou no mau, a vida é sua) é o cliente. E você só será um produto útil, desejado e valorizado se resolver problemas para ele. Vamos analisar mais detalhadamente esta criatura:
O cliente( que pode ser uma editora, uma agência de publicidade, uma produtora, etc) é um profissional com pressões de todos os lados. Ele vai ser pressionado pelo faturamento, por prazos, por custos e, às vezes, por uma visão criativa própria.
Se for uma agência de publicidade, então pior ainda, a equipe de criação pressiona pela aprovação daquela campanha que vai dar prêmio.
Diariamente, toda sorte de pepinos aterrissam na mesa dele, travestidos de " Pedidos de Criação ".
Alguns desses pepinos ele vai repassar para você. Se você souber descascá-los com talento, rapidez e, ainda por cima, com brilho, você terá no cliente um homem eternamente grato e que irá querer contar sempre com você.
Você conquistará a confiança do cliente pelo seu talento e profissionalismo, colaborando com soluções criativas.
Por outro lado, se em vez de levar soluções, você for um pepino ambulante, você não serve. Se o cliente tiver que perder mais tempo com você do que perderia fazendo ele mesmo o trabalho, você é apenas um estorvo.
14