Mas o ideal mesmo seria fazer um print em alta resolução ou então mandar fazer cópia fotográfica dos trabalhos mais frágeis. Assim preservará os originais intocáveis.
Nunca deixe a pasta do porfolio no carro: o sol ou o calor deforma completamente o acetato, e com muito sol o CD também. E se tiver o azar de roubarem o veículo, além do seguro não cobrir o portfolio ainda existe o risco de o ladrão fazer carreira com o seu talento. Pensando bem, isso já deve ter acontecido muito.
CONTINUO NA MESMA, MOSTREI O PORTFOLIO E NÃO CONSEGUI NADA
Um portfolio inteiramente renovado( e, de preferência, levando em consideração todos os conselhos que você recebeu nas primeiras apresentações que fez) é a melhor desculpa para conseguir uma segunda chance de apresentação com um cliente. Portfolio igual, sem novidade, nem pensar.
Por outro lado, um jeito simpático de se fazer lembrar, sem amolar ninguém, seria deixar o CD, ou então mandar pelo correio, para as pessoas que você já visitou, uma versão impressa e reduzida do seu portfolio. Com nome, telefone e um bilhete curto. Se pintar uma necessidade no futuro, pode ser que lembrem de você.
HÁ COISAS QUE NÃO SE ESQUECE, SEJA PROFISSIONAL
Finalmente o chamaram para um trabalho, e você aparece como se tivesse acabado de cair da cama, sem saber o que fazer. Ainda meio perdido? Então evite pequenos desatres e tente seguir atentamente o seguinte:
1) Pontualidade, sempre. Mesmo que aconteça de o fazerem esperar, tenha paciência, mas seja sempre pontual. Grandes empresas envolvem muitas pessoas, e por conta disso as vezes burocracias acontecem... mas não deveria. Afinal, o profissionalismo tem de haver dos dois lados, de você e do cliente.
2) Leve sempre com você um bloco de papel em branco e uma lapiseira. Durante a reunião passarão uma porção de informações que você terá de anotar, e de repente, trocando ideia com o cliente, pode ser que você tenha de fazer um pequeno esboço para expressar melhor uma ideia. Legal.
Mas nada de bloquinho fuleiro e amassado ou lápis para apontar na hora, por favor. Imagine você pedindo ao diretor: " Ei, tem um lápis prá me emprestar? E aproveita, me arruma umas folhas ". Aproveite também e pergunte onde é a porta de saída...
Se esse bloco e lapiseira estiverem em uma pasta pequena, simples mas bacana, você passará uma melhor impressão. Afinal você deixou de ser amador.
Por mais chata ou enfadonha que seja a reunião, tente olhar para as pessoas que estão passando o trabalho e nunca, jamais fique de cabeça baixa desenhando no seu bloquinho.
12