DURANTE A ENTREVISTA: COMPORTE-SE. VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO
Profissionais olham os portfolios, mas contratam pessoas. Comporte-se. Se você já trabalha ou já trabalhou em alguma outra empresa, não fale mal das pessoas de lá. Vão adorar ouvir as fofocas, mas não vão confiar em você.
Evite ficar explicando demais as ilustrações sem antes de ser consultado. Deixe o seu portfolio falar por si próprio. Ilustração que precisa de explicação em excesso é, em princípio, ilustração ruim.
Explicações são necessárias e você pode( e deve) fazê-las dizendo de forma simples e clara como foi feita, para qual situação, qual cliente, etc, mas nada de histórias longas sobre teoria da arte ou fundo psicológico, fugindo do trabalho em si.
Além do mais, ninguém consegue apreciar uma ilustração com alguém do lado tagarelando sem parar. Lembre-se do primeiro e fundamental mandamento: não seja mala.
Também evite ser presunçoso. Provavelmente você ainda não é tão bom quanto pensa. E, ainda que seja, talvez não seja o suficiente. É importante estar seguro e confiante na hora da apresentação, mas sem ser pretensioso.
Tente responder sempre objetivamente, seja sincero e evite exagerar ou supervalorizar o resultado do seu trabalho. E seja paciente, muito paciente. Mesmo que gostem do seu trabalho você pode não conseguir nada na hora, mas o cliente saberá onde e em que momento poderá solicitar a sua colaboração.
MOSTREI A PASTA PARA TODO MUNDO E NÃO CONSEGUI NADA
Você é que pensa que não conseguiu nada. Conseguiu sim: a esta altura, seu critério já está mais apurado. Depois de passar por um monte de gente, você já descobriu quais são as ilustrações realmente boas, quais as médias, etc.
O pessoal diverge um pouco, mas o que é muito bom e muito ruim aparece claramente. Isso vale ouro. Aproveite e considere essas observações para melhorar o seu trabalho e promover ajustes no portfolio.
O que dá origem a uma sub-dica: se for apresentar originais em uma pasta, evite colar as peças com adesivo muito forte. Colar e descolar vai ser um exercício constante.
Se for o caso, cuidado também com as peças fotocopiadas: elas soltam um pó que gruda no acetato da pasta, estragando o portfolio. Se não der para evitar a fotocópia, experimente jogar um spray fixador nelas. Não resolve de todo, mas ajuda.
11