1st Joomag Testing 1 | Page 10

RESUMINDO
Um dos mais telentosos e brilhantes ilustradores brasileiros, Renato Alarcão( www. renatoalarcao. com. br) tem em seu site algumas sugestões que, apesar de serem ditas em geral neste Guia, ficam concentradas aqui em um texto seguido:
1) Vá a boas bibliotecas e procure por bons livros de arte e artistas. Estude não somente o desenho, a anatomia, perspectiva e técnicas de pintura. Veja os grandes artistas, descubra aqueles com os quais você mais se identifica, e estude-os. Não restrinja sua cultura visual. Vá além das revistas de quadrinhos, mangá, tatuagens, grafitti, desenhos animados, etc. Amplie o leque e conheça outras linguagens no mundo das artes plásticas, tanto os clássicos, quanto os primitivos ou mesmo a arte contemporânea não-figurativa.
2) Visite uma grande livraria e fique horas vendo livros de arte. Visite exposições de arte( qualquer uma). Enriqueça sua cultura visual. Esta pesquisa pode ser feita gratuitamente.
3) Inscreva-se numa lista de discussão sobre ilustração na internet. Aconselhamos o Ilustrasite, lá você encontrará informações muito úteis sobre técnicas, preços, como encontrar trabalho, etc. Visite o site da SIB frequentemente, e veja na seção " News " oportunidades de concursos de ilustração e cartum, cursos, exposições e lançamentos de livros ilustrados.
4) Procure informar-se sobre cursos de desenho e arte. Tenha uma profunda curiosidade e interesse em aprender.
5) Trabalhe arduamente para construir um bom portfolio de imagens. Apresenteas com organização e limpeza. Jamais tenha um portfolio com ilustrações em folhas soltas( ou em papel " Chamex "), numa pasta de plástico ondulado com adesivos de bandas de rock, por exemplo. Não limite sua técnica somente a trabalhos com caneta esferográfica ou lápis por exemplo, por maiores que sejam os elogios dos parentes e amigos.
6) Não limite suas possibilidades de crescimento em todos os sentidos. Mantenha sua cabeça funcionando e não pare de pensar e trabalhar até chegar a um plano ou objetivo. Depois ponha-o em prática por etapas.
7) É muito importante que numa primeira apresentação, seja uma visita a algum ilustrador ou a um cliente em potencial, manter a tranquilidade e ter um discurso bastante claro. O talento é algo que deve ser expressado silenciosamente através do seu trabalho. Para isso é preciso estudar e muito.
8) Tenha sempre em mente que seu trabalho tem um valor, e você vive dele. Valorize-se.
Para ser um bom ilustrador são necessários anos de estudo. Começe agora.
10