100 anos da Revolução Russa PD_ESPECIAL | Page 54

grandes planos de investimento científico e tecnológico : apenas como parte da divisão internacional do trabalho parece que isso será promovido , os cientistas do terceiro mundo são baratos . Cada vez mais , tudo está atrelado ao sistema internacional , sem alternativas . Certos continentes levam a pior . Os processos inflacionários facilitam reduções salariais , o Estado não assume responsabilidade pelos desempregados , necessidades básicas da população continuarão sem serem atendidas . Os descendentes de imigrantes europeus não podem esperar investimentos para ajudá-los , pois o que importa às empresas não é a solidariedade : pela qualificação da mão de obra pode haver até uma substituição nas elites governantes e uma nova mentalidade de trabalho e de responsabilidade com o meio ambiente . A burguesia tem dois caminhos clássicos para maximizar a taxa de lucros : 1 ) reduzir os custos de produção e aumentar os preços dos produtos , o que tende a ser feito através da diminuição dos salários reais e ser facilitado pela inflação ; 2 ) aumentar a produtividade do trabalho e o salário , ampliando o poder de compra . É esta a diferença entre partidos de direita e de esquerda no capitalismo , entre linha dura e progressista , entre capitalismo selvagem e economia social de mercado . O primeiro caminho está hoje reservado ao terceiro mundo , enquanto o segundo prepondera no primeiro mundo . Para se desenvolver , o capitalismo não só precisa de uma fase de acumulação primitiva , um vale-tudo na exploração da mão de obra para a formação do grande capital , mas só pode percorrer o segundo caminho fazendo com que o primeiro prepondere noutras partes do planeta . O primeiro mundo é rico porque o terceiro mundo é pobre ; ele se diz democrático , mas se apoia em ditaduras . Europa e Estados Unidos são ricos não só pela exploração secular de outros continentes , pelo baixo preço pago aos produtos naturais e à mão de obra , mas porque milhões de operários trabalharam muito nas metrópoles . Quando é que essa tensão vai se transformar em ódio racial e religioso ? Do lado europeu , o que mais existe é desprezo e distância , e isso não vem de hoje .
O dr . Altenberg temia um renascimento do racismo e das guerras religiosas , já que para ele a luta de classes havia se transformado em luta entre povos-patrões e povos-proletários . Resolveu concluir :
– Até há pouco tempo , os países atrasados , piedosamente chamados de países em desenvolvimento , tinham no comunismo uma alternativa à exploração que sofriam . Eu não sei o que vai acontecer com o socialismo europeu , só sei que a produção não vai tão bem quanto
52 Flávio R . Kothe