África do Sul África do Sul | Página 5

O continente africano contém diversos povos espalhados em seu território, todos deles acompanhados por uma história diferente. Através da arte, essas várias histórias são contadas e podem ser encontrados em todo canto. Na África do Sul, essas histórias de povos antigos e dos atuais são apresentadas em cavernas, murais e muito mais. Com uma rica história artística, a África do Sul é um local perfeito para os amantes da arte.

A história da arte sul africana começa na Idade da Pedra com os desenhos encontrados nas paredes das cavernas, deixados pelos caçadores coletores da tribo San (tribo mais antiga da África). Os desenhos mostravam cenas do dia a dia dos caçadores. A tribo viveu na região das montanhas Drakensberg por milhares de anos, até ser expulsa por colonos no século XVIII. Esses colonos trouxeram com eles um novo tipo de arte para África. Com os métodos de pintura europeus e o fascínio dos colonos com o local diferente, várias obras foram criadas que exibiam a beleza da vida na África.

Com o apartheid no século XX, muitos artistas negros não tiveram as mesmas oportunidades de se expressar artisticamente como os artistas brancos, e nem todos eles tinham as condições econômicas para comprar materiais de arte. Por isso, a arte sul africana feita pela população negra não foi dada a mesma atenção e reconhecimento dado às obras de brancos. Vários artistas criticaram o rígido sistema político e contaram ao mundos as histórias de violência policial, o sofrimento e a batalha da população negra.

A arte da África do Sul é repleta de apreciação pelo mundo natural africano, mas também conta dos obstáculos que desafiam a vida da população negra no país. Recentemente, as obras de artistas negros têm sido apreciadas e celebradas como partes vitais da cultura sul africana, ajudando a ilustrar a rica história do local e dar voz para o seu povo.

Por Stela Hermann Lopes

Arte Sul Africana