com os avanços das reuniões internacionais realizadas, como as de Copenhagen( 1972), Rio de Janeiro( 1992) Johannesburgo( 2002) e Paris( 2015). Como nomear esse ator? Que projetos pedagógicos procura construir?
As denominações vinculadas a esses encontros bem refletem seu aspecto internacional e planetário, a exemplo de Nosso Futuro Comum( Copenhagen), Cúpula da Terra( Rio de Janeiro) que, em verdade, buscam acordos no sentido de construir agendas supranacionais de regulação da apropriação econômica dos bens ambientais, de forma que ela se faça levando em consideração a sustentabilidade dos recursos e o desenvolvimento econômico e social.
Quem sabe, parte daqueles que votam nulo ou se abstêm nas eleições não se identifiquem com a maioria das plataformas apresentadas pelos candidatos em tela? Eis uma questão!
Cresce uma sociedade civil internacional voltada para a luta da sobrevivência do Planeta Terra. Com base no afirmado, elaborei um texto-sugestão com vistas a destacar a presença de um ator politico que, mesmo que não tenha consciência, já pertence a uma sociedade civil internacional que luta pela sobrevivência do planeta.
O posicionamento do eleitor brasileiro traduz uma real frustração em relação à atuação da maioria dos políticos no tocante a questões da importância da sustentabilidade, do emprego, do conhecimento e da própria democracia representativa. Parte da população decidiu ignorar a política e investir em projetos, atitudes e ações voltadas muito mais para o que poderíamos considerar um empoderamento, bem ou mal, da Sociedade Civil. Resulta disso um fortalecimento das propostas que ajudam na sobrevivência do planeta e, por extensão, das próprias pessoas. Para muitos, o tema democracia circunscreve-se aos da sustentabilidade e do conhecimento face à urgência e aos riscos que ameaçam o meio ambiente e as populações que com ele interagem.
Conceitos como qualidade de vida, controle do desperdício, processamento qualitativo do lixo e revitalização socioambiental hoje presidem o ideário de jovens e também adultos na faixa dos 40 / 50 anos. Reciclagem passou a ser um conceito-chave no campo alimentar e do vestuário. Na prática, o vegetarianismo e o veganismo expressam uma profunda preocupação com a resistência da natureza diante do uso extensivo das pastagens assim como pelos gases emitidos pelos animais que poluem a atmosfera. Os exemplos se sucedem e já se verifica uma queda de cerca de 25 %
Sobre um novo ator politico
161