Wine Club 1 | Page 5

“A porcentagem do álcool é um pouco mais elevada, logo causa uma sensação de maior calor na boca, isto porque o vinho do Porto leva uma quantidade significativa de água ardente vínica na sua elaboração”, declara o Sommelier e professor especialista da região de Douro, Manuel Brandão.

O Vinho do Porto é um patrimônio Cultural, nasce numa região única no mundo, à região Rio Douro, devido as condições climáticas, ótimo solo e um aspecto muito importante, as ‘castas’, que são os variados tipos de uva recomendadas para essa elaboração.

“Facilmente pode-se encontrar uma extensa série de vinhos do porto, com diferentes sabores e aromas, porque conforme o tempo e o tipo de envelhecimento, este vinho pode apresentar determinadas características, o que cria uma classificação particular, causa essa que similarmente define o valor deste vinho”, afirma o Sommelier e também colaborador do site Le Petit Sommelier, Hugo Maritan.

No geral, esta bebida pode dividir-se em duas categorias diferentes: os que são envelhecidos em barris de madeira e os que são envelhecidos em garrafa. Ainda que usado o mesmo modelo de uva, a escolha, vinificação e o armazenamento de cada vinho é feito de forma diferente, resultando em garrafas com sabores e características e magníficas.