Weggan Fevereiro 2019 | Page 8

SOJA

ESTUDOS

A soja é um dos alimentos mais estudados quando se fala do efeito do estrogênio no corpo; muitos estudos apresentam resultados diferentes, talvez pela maneira como são realizados.

Estudos feitos, recentemente, junto da população sugerem que a soja tem efeitos positivos ou neutros em vários estados de saúde. A soja pode ser consumida várias vezes por semana, e provavelmente isso vai trazer benefícios para a saúde, em particular se

for consumida como alternativa à carne vermelha e processada, que deve ser evitada para o bem do coração.

Porque os resultados diferem?

Os estudos podem apresentar resultados diferentes, pois os testes também podem ser feitos com grupos diferentes, quer com pessoas, quer com animais; além disso, tudo depende dos níveis hormonais de cada participante no estudo: se o estudo for realizado com senhoras em idade de menopausa, o resultado será garantidamente diferente daquele que for feito com jovens do sexo masculino, com 18 anos, uma vez que nível hormonal não é o mesmo.

A diferença dos resultados poderá também assentar no tipo de soja que é testada e/ou no seu tipo de processamento, uma vez que a soja processada pode sê-lo recorrendo a produtos como tofu, proteína em pó, entre outros.

A soja é considerada uma proteína perfeita, uma vez que contém todos os 9 aminoácidos que o corpo não consegue produzir.

LEITE

Queres saber mais sobre a soja? Visita o site da Universidade de Harvard, clicando no logo!

Dois estudos realizados pela universidade de Harvard T.H.CHAN, universidade especializada em saúde pública, falam de soja e dos seus possíveis efeitos e do leite ( de vaca ), as notícias é que podem não ser as melhores para quem ainda consome este produto de origem animal.

7