W- Como tem sido o crescimento do teu filho, é saudável?
R- O crescimento dele tem sido espetacular, ele sempre foi uma criança muito calma, dorme a noite inteira desde os primeiros dias, só teve duas ou três crises de cólicas e nunca está doente. É uma criança que se habituou facilmente a comer de tudo o que é vegetais, frutas, sementes e cereais e não o habituei a comer nada açucarado. Agora ,já quase com 3 aninhos, é que descobriu as maravilhas do chocolate preto. Mas para uma mãe pasteleira acho que já é uma grande vitória!
W- Verdade! E a decisão de colocares ao teu bebé as tuas restrições alimentares foi fácil?
R- Muito. Nunca tive a mínima dúvida. Claro que existe uma certa preocupação como mãe de primeira viagem e, como exemplo de uma pessoa vegetariana, achei que a melhor forma de o fazer seria procurar um nutricionista especializado no assunto e com conhecimento de causa, não um nutricionista convencional que não se mantenha atualizado e não tenha a noção do que é uma alimentação vegetariana e vegana equilibrada.
A médica que nos acompanha é a mesma que acompanhou a minha mãe durante a gravidez e, na altura, achou que era loucura a minha mãe manter uma alimentação vegetariana na gravidez mas acabou por lhe dar os parabéns porque quando nasci parecia uma bebé com um mês e nunca tive nenhum problema de saúde, por isso comigo nunca questionou, sempre apoiou e volta e meia pergunta-me algumas coisas sobre alimentação para ajudar outras mães que ela acompanha e que estão a criar os seus bebés veganos também.
W- No teu blog podemos ver que gostas muito de meter as mãos à obra, fizeste um berço para ele não foi?
R- Sim, passei a gravidez inteira a acreditar que a vida iria mudar drasticamente e que ia demorar muito tempo até ter disponibilidade para me dedicar aos meus projetos pessoais e como adoro fazer trabalhos manuais e construir coisas em madeira, achei que seria divertido preparar um quarto muito personalizado por nós para ele e desenhei e construí o berço.
W- Lá também podemos ver que lhe fazes papas de frutas e cereais!
R - Faço sim, procuro utilizar sempre cereais biológicos e tenho a segurança de saber exatamente o que estou a dar ao meu bebé. Na verdade, são muito simples, práticas e são um alimento saudável e rico que dá para variar de muitas maneiras e também se tornam muito mais económicas e ecológicas do que as de compra pois opto por comprar os cereais a granel e como utilizo sacos de pano, não existem embalagens no meio.
21