Prestes a completar 55 anos, Doctor Who fará uma das maiores mudança!, em sua história: o Doctor do título será vivido por uma mulher pela primeira vez. O Senhor do Tempo, que tem capacidade de se regenerar, será interpretado pela atriz jodie Whittaker, mais conhecida pela série Broadchurch. A novidade da 11ª temporada do seriado, que estreará no Crackle, serviço de streaming da Sony, em 7 de outubro, teve grande repercussão pelo mundo. Entre os fãs, as reações foram variadas. "Uma boa quantidade de pessoas declarou que ia parar de assistir à série", conta Freddy Pavão, cocriador do portal brasileiro dedicado ao programa, o Doctor Who Brasil. "Ao mesmo tempo. muitas pessoas que não assistiam à série começaram a se interessar graças ao anúncio de uma protagonista mulher." Para Nina Finco, mestranda em cultura pop e feminismo na Escola de Comunicação e Artes da USP, a mudança causou estranhamento por conta da falta de mulheres em papéis de destaque na TV e no cinema. Segundo a pesquisadora, quarta onda do feminismo tornou a questão "um nicho a ser explorado I pelo mercado do entretenimento". "Chegamos ao ponto em que uma das séries mais longevas da tel são percebeu que pode ter uma mulher no papel principal", avalia.
A diversidade da nova temporada não para na questão de gênero: o trio de novos companheiros da Doutora é de qualquer outro do passado da série, sendo composto pelo idoso Graham e pelos jovens Yasmin e Ryan, ambos interpretados por atores negros.
A temporada também marca o início de um novo showrunner, Chri Chibnall. que substitui Steven Moffat após anos de liderança. “A mudança de showrunner é ainda mais difícil do que a troca de ator como protagonista” ressalta Thais Aux Pavão, também responsável site Doctor Who Brasil. "Estamos curiosos para ver como Chibnall conduzirá a 11ª temporada." Em resumo, digamos que, em uma escala de 1 a 10, minhas expectativas estão num belo 13", conclui Pavão. Treze, neste caso, é um número da sorte: em sua 13ª versão, o Doutor será uma Doutora pela primeira vez. Já não era sem tempo.
UMA DOUTORA INCOMODA MUITA GENTE
Pela primeira vez na história, a séria Doctor Who será protagonizada por uma mulher