Vida de Restaurante 2ª edição Gastronomia e Arquitetura | Page 8

Um dos restaurantes que merece destaque pela sua arquitetura é o NOSU , o terceiro melhor restaurante e primeiro em comida japonesa da cidade de São Paulo , segundo dados do Tripadvisor .
Além da cozinha delicada e autoral do chef Regis Hideki Shiguematsu , de propriedade dos irmãos Marcus Vinicius e Marcius Temperani , além do sócio Ricardo Marques , o ambiente é impactante . Assim fomos conhecer e conversar com o arquiteto responsável pela elaboração do projeto , Otavio de Sanctis , cujo escritório está na casa de 700 restaurantes , bares , padarias e operações de alimentação já projetados , em São Paulo , diversos estados brasileiros e também com obras na Bolívia , EUA e Canadá .
Vida de Restaurante : Qual foi a sua ideia ao fazer o projeto do Nosu ? Otavio de Sanctis : Para o Nosu , meus clientes amigos e antigos , me pediram um restaurante japonês em um terreno difícil ; estreito e comprido no meio do quarteirão . Queriam algo bem moderno e high-tech . O primeiro estudo não agradou muito . Foi aí que pedi a eles a liberdade de fugir do convencional . Como me sentia meio desamparado no terreno , propus uma arquitetura que me abraçasse . Queria inclusive que a frente fosse móvel e fechasse tudo . Como um ninho . Toparam na hora .
Vida de Restaurante : Na sua opinião , o quanto um projeto de arquitetura bem elaborado contribui para o sucesso de um restaurante
Otavio de Sanctis : O projeto de arquitetura para restaurantes , ao contrario do que possa aparentar , não é tarefa fácil ou sequer se resume à decoração . Um bom projeto de arquitetura é um exercício de funcionalidade . Por onde entram as mercadorias , por onde passam os garçons , o que veem os clientes , como proporcionar segurança ao operador são algumas das questões mais importantes . Estas soluções tronam o restaurante mais funcional e por consequência o serviço mais ágil e inteligente . A proposta arquitetônica , a alma do projeto é talvez ainda mais difícil pois pode fazer um cliente querer estar ou não em um restaurante .
Vida de Restaurante : Na criação de um projeto , quais os pontos que não devem ser esquecidos ? Otavio de Sanctis : Fora toda a funcionalidade , a iluminação jamais pode ser esquecida ou deixada a segundo plano . Trabalhar primeiro os lugares menos nobres também ajuda a dar mais unidade ao projeto inteiro .
Vida de Restaurante : O que define um projeto ? Tipo de alimentação ? Preço dos pratos ? Local ? Perfil do restaurater ? Otavio de Sanctis : O que faz um restaurante dar certo não tem ligação direta com o projeto . O mais importante é o próprio dono , seus valores e sua maneira de encarar o negócio . Um dono de restaurante que tem ótimo astral , respeita e en-
8