Vida de Restaurante 2ª edição Gastronomia e Arquitetura | Page 20

Atualmente , jantar fora não se resume apenas a ir a restaurantes ou à casa de amigos . Muitos chefes , cozinheiros ou curiosos de plantão que gostam de cozinhar estão investindo tempo e dinheiro nos jantares secretos . Mas como funciona ? Simples ! Você que cozinha , gosta de receber pessoas e ainda quer ganhar dinheiro por isso , então encontrou a chave do sucesso .
A proposta é compartilhar o espaço de casa com desconhecidos . Apesar de o conceito já existir há um tempo , a ideia ganhou força quando Jamie Oliver , famoso chef inglês , se tornou adepto .
Restaurantes secretos , também chamados de closed-door restaurants , são ambientes que proporcionam uma experiência mais intimista aos consumidores por conta das instalações , que costumam ser em locais mais reservados , menores e discretos . A ideia é criar uma sensação de expectativa no cliente , já que na maioria das vezes ele desconhece o menu oferecido e o próprio local – fica sabendo somente no momento em que efetua a reserva . Outro destaque nesse tipo de negócio é que o chef costuma interagir com seus clientes durante o preparo das refeições . Com um número de clientes limitado , essa interação torna a experiência ainda mais especial .
Mais do que provar o sabor da comida , as pessoas gostam de acompanhar o processo de preparação . Para algumas pessoas , isso pode ser realmente encantador . Um fato que comprova essa teoria é que existem cada vez mais programas culinários que envolvem essa atividade e despertam a atenção do público .
20