Trolox derivado da vitamina E com elevadas propriedades antioxidantes, utilizado
como molécula padrão em testes de avaliação da atividade
antioxidante.
antioxidantes, 144,72 ± 4,24 e 161,01 ± 4,70 mg equivalentes do padrão utilizado Trolox / g, respetivamente, consideravelmente superiores ao observado na literatura em ambos os casos( 82 e 120 mg / g, respetivamente).
Foi também avaliada a atividade antimicrobiana. Para isso, as culturas de S. aureus foram expostas aos extratos obtidos e, como pode ser
Figura 3. Concentração de polifenóis totais obtidos em condições ideais de extração usando solventes eutéticos profundos( ácido levulínico e ácido fórmico( LA: FA)) e solventes químicos clássicos( metanol( MeOH), etanol( EtOH) e solução aquosa de hidróxido de sódio( NaOH( aq.)).
observado na Fig. 4, os extratos impediram o crescimento da bactéria, demonstrando as notáveis propriedades antimicrobianas dos compostos bioativos extraídos.
Conclusão
No presente trabalho foi demonstrado que resíduos florestais como as agulhas e casca de pinheiro são uma importante fonte de compostos
Figura 4. Actividade antimicrobiana dos extratos de resíduos de pinheiro contra bactérias da estirpe S. aureus. Os símbolos a azul representam a curva de crescimento normal das bactérias( controlo), verificando-se ausência de crescimento quando expostas aos extratos de agulha( símbolos de cor laranja) e casca de pinheiro( símbolos de cor verde).
23