UALGORITMO 7.1 Edição Julho 2025 | Page 20

Bioimpedância exame que avalia a composição corporal do indivíduo. Pela aplicação duma diferença de potencial elétrico( tensão) a esses elétrodos, cria-se uma corrente elétrica alternada de baixíssima intensidade, impercetível, que passa pelo corpo, tendo a água e as massas líquidas, como condutores. O facto de cada tecido do corpo apresentar uma diferente resistência à corrente elétrica, permite através do software incluído na balança, calcular as percentagens dos
diferentes componentes corporais. A estimativa da composição corporal
é alcançada através da quantificação de todos os lípidos armazenados
no tecido adiposo, os existentes noutros tipos de tecido e da massa
livre de gordura, constituída pela totalidade dos resíduos
químicos e tecidos isentos de gordura, incluindo água, músculo,
osso, tecido conjuntivo e órgãos internos.
Artigo original composição corporal dos participantes, todos os participantes obtiveram melhorias nas suas composições corporais, em todos os parâmetros analisados nas bioimpedâncias, o que confirma e reforça a importância da prática de atividade física regular na saúde física dos indivíduos. Relativamente ao flow, os resultados apresentados pela nossa amostra de T1 para T2, revelaram a obtenção de pontuações médias superiores, em todos os parâmetros avaliados, sendo que, as diferenças foram estatisticamente significativas em cinco dimensões( equilíbrio tarefacompetência, clareza de objetivos, sensação de controlo perceção de desempenho e experiência autotélica).
Conclusões e implicações práticas
Esta investigação demonstrou que a prática de atividade física regular e organizada favorece a composição corporal dos indivíduos, em idade adulta, provocando uma influência positiva na sua saúde física. Além disso, os dados deste trabalho confirmam que a prática de atividade física regular pode contribuir para melhores níveis de flow. Isto poderá ter um impacto positivo na adoção, persistência e manutenção de comportamentos associados à prática de atividade física.
Considerando a idade adulta como um alvo de intervenção prioritária para o desenvolvimento de uma população mais ativa e saudável, tendo em vista uma sociedade mais produtiva, com menores custos em cuidados de saúde, menores níveis de absentismo laboral por doença, apresenta-se como decisivo para alteração do paradigma atual, de um sedentarismo predominante e preocupante.
Rodrigues N, Vieira LS, Jesus SN( 2021). Effects of a Physical Activity Initiation Programme in Adults Regarding Their Body Composition and Flow. In M. Milcu, M. Stevens & S. N. Jesus( Eds.), Rethinking applied psychology: research paradigms vs. practical approaches( Chapter 16; p. 193-201). Bucureşti: Editura Universitară. https:// doi. org / 10.5682 / 9786062812195
Os nossos revisores
A palavra é deles:“ Nós, futuros investigadores, Afonso Romão, Alexandre Rosário, Austin Alao- Brennan, Daniela Antunes, Gustavo Jerónimo, Maria Luísa Dalpoz, Simão Lucas e Tiago Peres, orientados pelas Professoras Helena Villa de Brito e Maria Drago, com muito interesse e entusiasmo realizámos a revisão deste artigo.
A escolha deste artigo deveu-se ao facto de partilharmos o gosto pela prática de desporto e de atividade física e pela pertinência e atualidade da temática.
Suscitou-nos curiosidade este projeto e os seus resultados. Como finalistas do ensino secundário, agradecemos esta oportunidade de contactar com o mundo universitário e com projeto de investigação.”
Agradecemos a participação destes colaboradores do Colégio Internacional de Vilamoura.
18