Aquacultura é a ciencia que estuda a produção de organismos aquáticos como peixes , moluscos , crustáceos , anfíbios .
Haplótipo é uma combinação específica desses genes que tende a ser herdada em conjunto .
Ictiofauna é o termo utilizado em ecologia e ciências pesqueiras que designa o conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região aquática .
Endémica ou , neste caso , ictiofauna endémica , é um grupo de peixes exclusivo de uma determinada área ou região geográfica .
Criobanco é um lugar onde amostras biológicas são armazenadas a temperaturas muito baixas para uso futuro .
disponível nenhum protocolo reproduzível nas diferentes espécies de peixes . A grande vantagem da possibilidade de armazenamento de embriões , em vez de gâmetas , é que permite preservar todo o material genético ( materno e paterno ) simultaneamente , pelo que o desenvolvimento de técnicas avançadas de criopreservação de embriões continuará a ser um tópico de investigação chave tanto para fins de aquacultura , como de investigação e conservação .
Aplicações da criopreservação na biodiversidade
Seguindo uma linha de abordagem conservacionista , e complementando os esforços de preservação da biodiversidade , uma estratégia aplicada para a conservação de espécies no cultivo de peixes é a criação de bancos de recursos genéticos ( BRG ). Isto é , basicamente , ter uma cópia no laboratório de animais que estão atualmente ameaçados e catalogados em risco de extinção . Os BRGs são geralmente baseados em técnicas de criopreservação , que visam colocar e manter o material biológico em temperaturas ultrabaixas por um longo período de tempo . Dessa forma , a utilização de BRGs para programas de reprodução em cativeiro abre várias possibilidades , incluindo i ) a preservação do material genético de espécies ameaçadas , ii ) a conservação de certas linhagens genéticas ou haplótipos dentro da mesma espécie , ou iii ) a recuperação de características genéticas perdidas em algumas populações ou indivíduos .
No projeto que desenvolvemos agora no CCMAR , chamado CRYO-FISH , tratamos por um lado de i ) avançar no conhecimento básico da biologia reprodutiva da ictiofauna endémica do Algarve e , por outro lado , ii ) de desenvolver novos protocolos de criopreservação destas espécies que terão como objetivo a criação de um banco de recursos genéticos . Este processo não é fácil pois ( Figura 2 ) , em primeiro lugar , temos de ir à procura de espécies em vias de extinção nas ribeiras do Algarve ; depois temos que identificá-las e fazer uma biometria ( saber o peso , comprimento , sexo , etc .) de todos os indivíduos ; e finalmente precisamos de obter os gâmetas dos indivíduos reprodutores para criopreservar em laboratório !!
Figura 2 . ( A ) Procura de espécies de peixes ameaçadas nas ribeiras . ( B ) Armazenamento dos peixes para análise ( sexagem , pesagem , etc .). ( C ) Extração de gâmetas de um macho após massagem abdominal .
Com tudo isto , esperamos ter uma cópia de todos os exemplares no criobanco da universidade para que , num futuro não muito longe , caso eles desapareçam , os investigadores poderiam recuperar as suas populações e restaurá-las nos rios .
43