UALGORITMO 3.2 Novembro 2021 November 2021 | Page 37

O
OH
O
Figura 2 . Estrutura química do ácido levulínico .
Solubilidade da lignina em ácido levulínico
De forma a perceber se o ácido levulínico tinha capacidade para dissolver a lignina , começámos por preparar várias soluções com várias percentagens de lignina ( 1 , 10 e 20 %). Após agitação à temperatura ambiente , observámos ao microscópio que a dissolução era eficaz e que toda a lignina se dissolvia neste ácido . Sabendo que o limite de solubilidade representa a quantidade máxima que é possível dissolver de uma substância em determinado solvente , foi gradualmente aumentada a quantidade de lignina , até atingirmos saturação da solução . A solubilidade determinada foi de 40 %. Isto significa que ao preparamos uma solução até 40 % de lignina , todo o material é dissolvido no ácido levulínico . Para concentrações superiores a 40 %, é possível observar partículas de lignina por dissolver . Sendo assim , é possível concluir que este ácido é um excelente solvente com capacidade para dissolver elevadas quantidades de lignina . Verificou-se também que a adição de água ( até 40 %) não comprometeu a eficiência do solvente ( ver resumo gráfico ).
Conclusões e implicações práticas do trabalho apresentado
Economia Circular conceito que assenta na redução , reutilização , recuperação e reciclagem de materiais e energia
Neste trabalho , é reportado o uso de um novo solvente sustentável , o ácido levulínico , nunca anteriormente testado para dissolver a lignina . Este ácido apresenta uma elevada performance para dissolver a lignina , tendo esta uma solubilidade máxima de 40 % neste sistema . Foi ainda possível adicionar água sem comprometer a performance de dissolução . A adição de água permite-nos ter um sistema mais económico , sustentável e ainda reduzir a viscosidade da solução , o que representa uma vantagem a nível de eventual processamento industrial . Este trabalho vem contribuir para uma melhor e mais acessível manipulação da lignina , abrindo a porta para o desenvolvimento de novos biomateriais e valorizando as suas aplicações , num contexto de economia circular .
Referências Bibliográficas 1 . Melro E , Alves L , Antunes FE , Medronho B ( 20 18 ) J . Mol . Liq . 265 , 578 – 584 . 2 . Melro E , FilipeA , Sousa D , Valente AJM , Romano A , Antunes FE , Medronho B
( 2020 ) Int . J . Biol . Macromol ., 148 , 688 – 695 .
3 . Chang C , Cen P Ma X ( 2007 ) Bioresour . Technol ., 98 , 1448 – 1453 . 4 . Becker J , Wittmann C ( 2019 ) Biotechnol . Adv ., 37 , 107360 .
35