UALGORITMO 3.2 Novembro 2021 November 2021 | Page 36

Glossário Lignina macromolécula tridimensional que mantem a celulose e hemicelulose juntas nas fibras das paredes celulares das plantas . É um polifenol e o 2 º composto natural mais abundante no planeta ( atrás da celulose )
A lignina é um polímero natural , que pode ser encontrado nas plantas terrestres , juntamente com a celulose e a hemicelulose ( Fig . 1 ). É o segundo polímero natural mais abundante na terra , e o primeiro na categoria dos polímeros aromáticos . Devido às inúmeras vantagens da lignina , como elevado teor de carbono , elevada estabilidade térmica , biodegradabilidade e atividades antioxidante e antimicrobiana , o seu uso em produtos de valor acrescentado é de particular interesse pois pode substituir o uso de compostos não renováveis , como é o caso dos derivados
Figura 1 . Lignocelulose na natureza ( celulose , hemicelulose e lignina ). Adaptado da referência 4 .
Acido levulínico acido 4-oxopentanoico ( nome IUPAC ), vulgarmente denominado de ácido levulínico , é um ácido orgânico ( cetoácido ), obtido a partir da degradação da celulose .
Biopolímero macromolécula de origem biológica ( produzida por seres vivos ) ou obtidos a partir de matérias primas de fontes renováveis
Biomassa toda matéria orgânica , de origem vegetal ou animal , utilizada na produção de energia petrolíferos . No entanto , apesar de possuir um perfil muito vantajoso , a sua estrutura extremamente complexa torna a sua dissolução desafiante , uma vez que a lignina é insolúvel em água e na maioria dos solventes orgânicos 1 . Uma das estratégias mais eficazes para dissolver a lignina passa por usar um forte meio alcalino , como por exemplo , uma solução aquosa de hidróxido de sódio ( conhecida vulgarmente como soda caustica ) 2 . No entanto , este composto é algo tóxico e pode provocar queimaduras e danos oculares graves se for manuseado sem proteção e cuidados adequados . Assim , é de extrema importância desenvolver alternativas sustentáveis e “ amigas ” do ambiente com elevada capacidade para dissolver a lignina .
O ácido levulínico ( Fig . 2 ) é um ácido sustentável que pode ser obtido a partir de fontes renováveis como açúcares ( glucose , sacarose e frutose ) e biomassa ( madeira e resíduos agrícolas ), através da reação destes compostos com ácidos 3 . Dadas as suas interessantes características , como baixa toxicidade e sustentabilidade , neste trabalho foi testada a sua capacidade para dissolver a lignina .
34