Figura 2 . Identificação de proteínas alvo de S-nitrosilação . Identificação dos diferentes sinais de fluorescência para as proteínas nitrosiladas e para as proteínas totais , num gel bidimensional . A verde estão representadas as proteínas alvo de S-nitrosilação ; a vermelho encontram-se marcadas todas as proteínas presentes na amostra ; no painel de sobreposição , as proteínas nitrosiladas aparecem marcadas a amarelo , que resulta da sobreposição do sinal verde e do sinal vermelho .
na neurogénese e na proliferação celular .
Fármacos substâncias , na sua maioria químicas , capazes de modificar os processos fisiológicos dos seres vivos , exercendo uma ação farmacológica
Efeitos adversos efeitos secundários , não desejáveis , provocados por um fármaco
Interações eletrostáticas interações entre grupos de carga oposta ( positivo e negativo ) presentes na estrutura dos polímeros
Agentes de contraste substâncias que se utilizam para obter imagens do interior do corpo humano em exames médicos
Validação das proteínas alvo de S-nitrosilação após lesão cerebral no hipocampo
Estabeleceu-se um modelo animal ( o murganho , Mus musculus ) de epilepsia e analisaram-se secções de cérebro na zona do hipocampo ( SGZ ). Sabe-se que a SGZ é um dos nichos neurogénicos onde se encontram as células estaminais neurais e que é importante para funções como a aprendizagem e a memória . Conhece-se também que esta estrutura é severamente afetada em situações de epilepsia , e a neurogénese é estimulada nestas circunstâncias . No modelo animal com epilepsia , e com sinais de neurogénese aumentada no hipocampo na sequência das lesões provocadas pelas crises epiléticas , foi possível verificar a presença de algumas proteínas S- nitrosiladas já anteriormente identificadas , tais como a 14-3-3ɛ , EF- 1β , PCNA , PEBP-1 , HSPA4 , TER ATPase , hnRNP K , hnRNP H ( Fig . 1 ).
Estes resultados sugerem que , após uma lesão cerebral , as células estaminais neurais podem ser alvo de modificações como a S- nitrosilação e , consequentemente , resultar num aumento da neurogénese .
8