Se , por exemplo , o utilizador considerar um declive negativo neste contexto , a ferramenta dir-nos-á que tal não faz sentido em termos económicos ( Fig . 3 ).
É importante relembrar que este tipo de ferramenta , sendo um recurso educativo complementar , não dispensa a integral compreensão dos conceitos ensinados .
Figura 3 . Exemplo da informação obtida quando é escolhido um modelo com declive negativo , não fazendo sentido em termos económicos .
Conclusões
Este artigo apresenta uma nova ferramenta dinâmica e interativa criada com o sistema de álgebra computacional Mathematica , a PES ( Linear ) -Tool , concebida para ser aplicada no ensino da Economia . Dado o reconhecimento na literatura de que alguns conceitos económicos podem ser mais facilmente compreendidos quando os alunos trabalham com grande número e variedade de gráficos de maneira interativa , com o apoio da tecnologia apropriada , acreditamos que o uso de recursos educativos como a PES ( Linear ) - Tool pode promover novas maneiras de raciocinar / pensar , avaliar , ensinar e aprender , num contexto em que alunos e professores são igualmente convidados a contribuir . Além disso , permite a elaboração de problemas desafiantes com base em exercícios dinâmicos e interativos usando o formato CDF , no qual os alunos podem trabalhar e enviar ( por email ) os seus resultados para o professor .
39