(
Bastante conhecido entre os telespectadores, o ator An- tonio Calloni está com a carreira a todo vapor: em breve voltará ao ar interpretando o médio Roger Abdelmassih na minissérie Assédio (Rede Globo). Mas há outro lado a ser descoberto pelo público: sua paixão pelos vinhos. Ele é tão entusiasta pela bebida de Baco que chegou a fazer um curso na Associação Brasileira dos Sommeliers (ABS- SP) e a criar uma conta no Instagram (@per_bacchum) especialmente para falar sobre vinhos e comida, como ele conta a seguir.
Meus pais nasceram em Lucca (Itália), e como toda boa família italiana, o vinho fazia parte de todas as refeições. Tomava vinho com água quando era criança. Politicamente incorretíssimo, mas era outra época. Bebo eventualmente por prazer e com parcimônia.
Foi a minha mulher (a escritora Ilse Rodrigues) que me incentivou. Ela tem um Instagram de turismo maravilhoso chamado @viagemdemao. Pensei em outra conta em que eu pudesse dar dicas de alguma coisa que eu gostava. E assim surgiu o @per_bacchum. Quem sabe o próximo será sobre pescarias? Minha outra paixão.
O Gaja Conteisa 2001, que tem potência, elegância, mis- tério... São coisas contraditórias num mesmo vinho, mas nesse é tudo junto e misturado. Vinhaço! Josko Gravner e seus vinhos âmbar também são geniais.
zz
O vinho faz a ocasião ser especial. Nunca guardo o vinho para um mo- mento específico. Se o vinho estiver pronto, etou pronto pra ele.
É de prazer, prazer e prazer. Sei fazer ovo frito e um prato que inventei chamado vieiras à Calloni, que são fritas na airfryer, temperadas com pimenta-do-reino, sal e limão, enro- ladas em presunto pata negra.
Aguardo convites! Mas com uma condição: quero, pelo menos, um ano de laboratório viajando pelo mundo e provando vários tipos de vinhos (risos).
eugosto
ENÓFILO EM AÇÃO
Antonio Calloni mostra sua paixão por vinhos e comida nas redes sociais
por Cintia Oliveira
Como começou essa paixão pela bebida?
O que o levou a falar só sobre vinho e comida no Instagram?
Quais são os seus vinhos inesquecíveis?
Instagram?
Você costuma guardar vinhos
para ocasiões especiais, ou
sempre é ocasião para abrir um
bom vinho?
E qual é a sua relação com a
cozinha?
Você tem vontade de interpretar
um sommelier, um enólogo, ou
até um chef?
"NUNCA GUARDO O VINHO PARA UM MOMENTO ESPECÍ- FICO. SE O VINHO ESTIVER PRONTO, ESTOU PRONTO PARA ELE"
maio
/2018 3
Gostou? Então
compartilhe!
foto de capa Diego Cagnato