Mais duas praias situadas no Rio Araguaia serão contempladas com as ações de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A equipe técnica da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável vai atuar diretamente desta sexta-feira, 21, até o domingo, 23, nas praias dos municípios de Xambioá e Araguatins, de acordo com o cronograma oficial da temporada 2017.
Os públicos-alvos são os barraqueiros e os turistas. O objetivo é conscientizar os comerciantes sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado nas barracas e sensibilizar os turistas em relação a não jogar o lixo na areia e no rio.
Até o momento, seis cidades receberam o projeto Praia Consciente da Semarh: Porto Nacional, Pedro Afonso, Tocantinopólis, Caseara, Araguacema e Peixe. O projeto utiliza outras oficinas lúdicas com a participação do grupo Taboka Grande, que aborda as questões ambientais por meio de lendas, sensibilizando os visitantes para a redução dos resíduos sólidos no ecossistema fluvial.
Temporada de praia 2017
Tocantins, essa é a minha praia! é o slogan utilizado para este ano na temporada de praia do Estado. A Semarh, durante o mês de julho, desenvolve o projeto Praia Consciente por meio de oficinas, da distribuição de sacolas para recolhimento de lixo; além da destinação correta de óleo de cozinha usado nas barracas; e da realização de mutirão de limpeza.
Praias de Xambioá e Araguatins recebem equipe de educação ambiental
A Prefeitura vai promover o 1º Festival de Música da Juventude, nos dias 23 e 24 de agosto, incentivando desta forma a formação artística dos jovens araguainenses. Com este evento, o Município revelará talentos e estimulará o desenvolvimento cultural na região.
Podem participar jovens de 15 a 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude. As inscrições são gratuitas e serão feitas entres os dias 17 de julho, a partir das 14 horas, à 1º de setembro, no site da Prefeitura: www.araguaina.to.gov.br/festival.
Poderão inscrever-se compositores e intérpretes do Tocantins, em conjunto ou solo, cujas músicas estiverem escritas em língua portuguesa, não havendo divisão de categorias
Documentação
Os interessados em participar do festival deverão apresentar o requerimento de inscrição preenchido e os seguintes documentos especificados no Edital: cópias do RG, CPF (Cadastro de Pessoa Física); Termo de Autorização devidamente preenchido para o caso de participante com idade inferior a 18 anos; comprovante de residência no nome do participante ou seu representante legal.
Além disso, deverá ser apresentada a cópia da letra da música devidamente identificada com o nome do autor, redigida em papel A4; duas músicas distintas gravadas pelo participante em formato MP3 ou WAVE, com boa captação de voz e instrumentos; e o mapa de palco dos equipamentos necessários à apresentação em caso de banda do participante.
Leia mais no site: www.portalonorte.com.br
Araguaína: Festival de Música dará R$ 8 mil em premiações
CULTURA
17
23 de julho de 2017