DISSERtAÇÃO
08
Dissertar significa falar, discutir, debater, refletir, informar alguém a respeito de um assunto. A Dissertação (do latim disertatio ou dissertatione) é um tipo de texto verbal em prosa, ou seja, é estruturado por períodos e por parágrafos. Com relação aos aspectos qualitativos, a Dissertação pressupõe a capacidade do autor em expor, refletir, analisar e interpretar fatos, informações e opiniões a respeito de um determinado tema. Existem algumas maneiras de dissertar sobre um tema.
EXPOSITIVA
Nessa modalidade textual, o objetivo do texto, como o próprio nome suscita, é expor informações que possam informar o leitor a respeito do que é aquele assunto. Dessa forma, o objetivo do autor da dissertação expositiva não é convencer o leitor do seu posicionamento, contestar posições diferentes, debater ou problematizar/polemizar, mas, sim, expor informações a partir das quais o leitor poderá saber um pouco mais a respeito de determinado assunto.
ARGUMENTATIVA
Nessa modalidade textual, o objetivo do texto é convencer/persuadir o leitor a acatar os pontos de vista do autor a respeito de determinado assunto. Nesse sentido, o autor deve selecionar, organizar e relacionar argumentos em defesa de seu ponto de vista. A qualidade dessas escolhas é o que determinará a persuasão por parte do leitor.
Quanto ao ponto de vista do autor na dissertação argumentativa, ele pode ser manifestado em primeira pessoa do singular ou plural. É possível também utilizar os verbos na terceira para defender conceitos conhecidos ou universais, já expressos anteriormente por outros. É o tipo de dissertação comumente sugerido em provas de concursos e/ou processos de avaliação de larga escala, como o Enem.