07
Descreve com riqueza de detalhes as características do lugar onde se dão os acontecimentos.
EX: “Uma sala repleta de móveis sobre o piso de linóleo, móveis pesados, de feitio antigo: o enorme sofá, a mesa negra, a cristaleira, o relógio..."
Falar da estrutura do ambiente: como são suas paredes (cor, estado de conservação, etc.), apontando a existência e a localização de janelas e portas. Em seguida, as características do chão e do teto, fazendo também observações acerca de sua cor, material com o qual são construídos, estado de conservação e outros detalhes relevantes. Ao falarmos sobre a luminosidade, podemos mencionar, por exemplo, a presença de lustres luxuosos ou, dependendo do local, de uma certa escuridão decorrente da má iluminação.
DESCRIÇÃO DE AMBIENTE
DESCRIÇÃO DE OBJETO
Descrever com muita riqueza o objeto descrevendo ao máximo seus detalhes, mostrando sua finalidade, onde fica e o que faz o determinado objeto. Ex: “Clarinete é Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra. O clarinete que possuo foi obtido após o meu nascimento, doado como presente de aniversário por meu bisavô, um velho músico, do qual carrego o nome sem tê-lo conhecido. O clarinete é feito de madeira, possui um tubo predominantemente cilíndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe prevalece a cortiça, além das chaves e anéis de junção das partes, de meta. Sua embocadura é de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a palheta bucal.”