Timor Leste História Cultura e Sociedade Único | Página 6

O TIMOR LESTE

O Mapa

Timor Lorosa'e em tétum ou Timor Leste em português é, como estado independente, um dos mais jovens do mundo só atingindo sua liberdade à partir de 2002. Antes, quando colônia de Portugal, foi Timor Português e Timor Timur, rebatizado pelos indonésios durante a invasão e ocupação do país ocorrida em 1975. Entretanto, alguns documentos do Museu da Resistência Timorense mostram que a ilha já era chamada de Timor Leste em 1974, antes mesmo da primeira tentativa de se tornar independente.

Timor foi colônia portuguesa do século XVI até meados do século XX, quando nos anos 70 dá-se início ao processo de descolonização, com a queda do regime ditatorial em Portugal pela Revolução dos Cravos em 25 de abril de 1974, que instaurou a democracia no governar lusitano, com ela veio o cumprimento do direito de autodeterminação das colónias já há muito solicitado pela ONU. Então, em novembro de 1975 é declarada a independência timorense, porém, dias depois soldados indonésios invadiram o território, implantando um período de medo e terror, como aparece na fala de Álvaro Rosário Vasconcelos, timorense, diretor do Arquivo & Museu da Resistência Timorense, um dos entrevistados pelo nosso projeto: "A invasão da Indonésia à Timor-Leste, passou por três vias:

diretor do Arquivo & Museu da Resistência Timorense, um dos entrevistados pelo nosso projeto: "A invasão da Indonésia à Timor Leste, passou por três vias: Via aéreo, marítima e terrestre. Vieram com equipamentos pesados apoiados pelos Estados Unidos e pela Austrália, por isso mesmo provocou a fuga das forças do Falentil e das populações para as montanhas. No ano de 1974 até 1977 no exterior ainda acompanhava o processo da invasão

através da radio Mau-Bere que estava instalada na Austrália. No ano de 1978, a rádio Mau-Bere deixa de emitir, apesar que naquele período do ano 1978 e 1979 em que a situação de Timor Leste foi muito dura. As populações fizeram uma longa marcha dia e noite sem parar em que resultou muitas mortes. Muitos morreram por causa da fome, alguns por causa da saúde e outros morreram por causa dos bombardeamentos, enquanto lá no exterior completamente não se sabe o que

Dentre todos os países que adotam a língua portuguesa como oficial, o Timor Leste vive uma particularidade. O português é tido como a língua oficial junto com o tétum, mas através das entrevistas com os timorenses percebemos que ela não é a língua mais utilizada no país, trata-se de uma imposição do governo. Tendo em vista essa nova informação decidimos quantificar de forma amostral com a população, qual idioma os representa socialmente e culturalmente, para isso utilizamos os formulários de pesquisa online do Google, onde obtivemos como resultado a identificação do tétum como sendo representante identitária dos timorenses (pág. 16).

Idiomas Oficiais?

A capital: Dili

6