Do Brasil para o Timor Leste
Apesar do Timor Leste ser um país desconhecido para quase todos os brasileiros, o governo do Brasil já realizou algumas intervenções na região após a independência do Estado.
Em conversa com o ex-militar brasileiro, André Cunha, que esteve no Timor Leste durante 2004 e 2005, ele nos explica, de forma mais detalhada, algumas dessas intervenções brasileiras no Timor Leste: “Em 1999, houve um referendo, onde 78,5% da população, votou a favor da independência do país. A Indonésia, que ocupava o território timorense, não aceitou o resultado da eleição; contratou um grupo de milícia para invadir as casas, incendiá-las e matar os timorenses e queimar os prédios públicos.” A partir de 2002, a ONU decidiu intervir devido à grande quantidade de assassinatos, e alguns países apoiaram enviando contingência humana para o país.
O Brasil enviou tropas do exército para cumprir algumas funções no Timor Leste. As principais eram:
Fazer a segurança dos líderes do movimento de resistência, como os tão importantes Xanana Gusmão, José Ramos-Horta, Taur Matan Ruak e o atual presidente timorense, Francisco Guterres.
Garantir a segurança dos prédios públicos, afinal, muitos foram incendiados durante a saída da Indonésia, algo que afeta até hoje o país, sendo que a maioria dos registros nacionais foram perdidos. Essa ajuda brasileira continua ainda hoje, como por exemplo o trabalho realizado pelo geógrafo brasileiro, Giovani Cardoso, que está no Timor Leste fazendo um novo mapeamento territorial, já que grande parte dos documentos foram queimados.
A missão importantíssima de reconstrução das escolas também se deu por auxílio dos militares brasileiros, sendo um passo importante para a reestruturação de uma vida normal no país, pois a população passou por anos de terror, não tendo acesso à escolas. Segundo nosso entrevistado, “O exército brasileiro, em conjunto com militares de outros países, reconstruíram as escolas em horários não-oficiais de trabalho.”
COOPERAÇÃO
14
Vídeo Institucional da ABC - Agência Brasileira de Cooperação que mostra as interveções brasileiras no Timoir Leste.