Tecnologias para o Desenvolvimento Rural Volume 3 | Page 7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA- CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
RESULTADOS ENCONTRADOS
A rotação de cultura pouco presente no nosso estado, mostrou bastante resultado por melhorar o manejo da lavoura, e em relação à próxima cultura elimina muitos fungos, insetos, bactérias presentes no solo e ervas daninhas, diminuindo possíveis problemas críticos com esses causadores de perdas. Sem falar na mão de obra que diminui muito, por não trabalhar inúmeras vezes com o revolvimento do solo.
CONCLUSÃO
Com o fechamento do ciclo, na qual foi realizada a rotação de culturas, o produtor terá sua lavoura com uma sanidade melhorada devido ao tratamento das outras culturas implantadas. Assim, uma praticando benfeitoria à outra e possíveis problemas, como o arroz vermelho, que será minimizada a presença ao passar dos anos, com essa devida rotação de cultura.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CRUCIANI, Decio Eugenio. A Drenagem na Agricultura. Ed. Nobel. São Paulo. 2006. MC CORMAT, Jack. Topografia. Quinta Edição. Ed. LTC. São Paulo, 2015.
TULER, José Claudio. COMASTRI, José Anibal. Topografia – Altimetria. 3 ª edição. Ed. UFV. Rio de Janeiro, 2012.
EMYGDIO, Beatriz Marti. ROSA, Ana Paula S. Afonso da. OLIVEIRA, Ana Cláudia Barneche. Cultivo de Soja e Milho em terras baixas no Rio Grande do Sul. Ed. Embrapa. São Paulo, 2013.
7